28 Fev, 2018

Ciclo de Conferências sobre Testamento Vital vai atravessar o país a partir de maio

A iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) em parceria com a Associação Portuguesa de Bioética, visa facilitar o acesso a informação credível e proporcionar discussão pública.

“O atual debate sobre “Eutanásia e Suicídio Medicamente Assistido” tem sensibilizado um grande número de concidadãos para as questões relativas ao fim de vida, reforçando a consciência coletiva da sociedade portuguesa sobre esta matéria. O facto de sermos uma das populações mais envelhecidas do Continente Europeu, apresentando projeções nacionais que indicam um aumento significativo da esperança média de vida, conduzindo a um aumento significativo da população idosa e do número de mortes durante o século XXI, faz-nos também querer refletir sobre esta questão. Neste enquadramento, é importante reiterar os progressos alcançados desde 2014, com a criação e desenvolvimento do Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV)”, explica Dr. Duarte Soares, Presidente da APCP.

O RENTEV permite a receção, registo, organização e atualização de toda a informação e documentação relativas ao documento de diretivas antecipadas de vontade e à procuração de cuidados de saúde, para todos os cidadãos nacionais, estrangeiros e apátridas residentes em Portugal.

“Recordamos que, segundo o balanço feito pelos Serviços Partilhados do Ministérios da Saúde (SPMS) em 2017, apenas 17 mil portugueses fizeram o seu testamento vital”, conclui o Dr. Duarte Soares.

A 1ª Conferência está marcada para dia 18 de Maio, no Auditório Paulo Quintela, pelas 18h00, em Bragança. O debate conta com a participação do Professor Doutor Rui Nunes, Presidente da Associação Portuguesa de Bioética, da Dr.ª Liseta Gomes, Médica de Cuidados Paliativos, na Unidade Local de Saúde do Nordeste e do Dr. Duarte Soares, Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. As Conferências são dirigidas a profissionais de saúde, doentes, cuidadores e famílias e têm inscrição gratuita.

SO/SF

 

ler mais

RECENTES

ler mais