3 Jan, 2017

Centros de saúde de Aveiro preparados para gripe

A Administração Regional de Saúde do Centro garantiu hoje que a rede de cuidados primários de Aveiro está preparada para atender casos de gripe e infeções respiratórias

“A região de Aveiro tem a funcionar diariamente, a nível da rede de cuidados de saúde primários, uma vasta oferta de consultas não programadas (consulta aberta) para atendimento de situações de doença aguda, como a gripe ou a infeção respiratória”, sublinha a ARS do Centro em nota de imprensa.

A garantia é dada pelo presidente da Administração Regional de Saúde do Centro após se ter deslocado a Aveiro, para se inteirar da capacidade de resposta dos serviços de saúde, no âmbito do Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas (PCTEA) – Módulo Frio.

Acompanhado pela administração do Centro Hospitalar Baixo Vouga, José Tereso visitou o Serviço de Urgência do Hospital Infante D. Pedro e, posteriormente, esteve no Centro de Saúde de Aveiro, onde contactou com as equipas de serviço para atendimento de casos de doença aguda.

No decurso das visitas, o presidente da ARSC “registou a efetiva articulação existente entre os cuidados de saúde primários (CSP) e hospitalares em Aveiro, no âmbito do Plano de Contingência”.

“É necessário insistir, junto da população, dos utentes das unidades de saúde dos cuidados de saúde primários e dos doentes que vão à urgência do hospital sem necessidade, que deve ir ao seu centro de saúde em caso de doença aguda”, sublinhou José Tereso.

O responsável da ARS do Centro salienta que os cuidados hospitalares “devem ser reservados para os casos mais graves e de maior complexidade no seu tratamento”.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais