10 Jan, 2018

Centro Hospitalar de Leiria recebe 61 novos médicos internos

O CHL tem idoneidade para formar internos nas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Gastrenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna, Oftalmologia, Ortopedia, Patologia Clínica, Pediatria Médica, Pneumologia e Psiquiatria

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu no passado dia 2 de janeiro 61 novos médicos internos, sendo 38 internos do ano comum e 23 internos de formação específica, que agora iniciam o seu plano formativo na instituição. O CHL tem idoneidade para formar internos nas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Gastrenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna, Oftalmologia, Ortopedia, Patologia Clínica, Pediatria Médica, Pneumologia e Psiquiatria, especifica o CHL em comunicado.
“O CHL tem criado condições formativas que atraem os jovens médicos com vontade de contribuir e intervir com as suas ideias, a sua irreverência e o seu entusiasmo neste processo contínuo de maior diferenciação e complexidade”, refere Amália Pereira, diretora do Internato Médico do CHL, citada no comunicado. “Foi com alguma emoção que nesta receção aos internos 2018 vi bastantes rostos já conhecidos; muitos já cá frequentaram os seus estágios hospitalares como alunos, foram internos do ano comum e são agora internos da formação específica”.
A sessão de boas-vindas aos novos profissionais do CHL decorreu no auditório do Hospital de Santo André, unidade de Leiria do CHL, e contou com a presença de Helder Roque, presidente do Conselho de Administração, Elisabete Valente, diretora clínica, Amália Pereira, diretora do Internato Médico, Ana Maria Pisco, diretora executiva do ACES Oeste Norte, Pedro Sigalho, diretor executivo do ACES Pinhal Litoral, e Rui Passadouro da Fonseca, presidente da secção sub-regional de Leiria da Ordem dos Médicos. Promovida pela direção do Internato Médico, esta sessão de apresentação teve a participação da diretora do Internato do ACES Pinhal Litoral, de diretores de Serviço do CHL, orientadores de formação, comissão de internos e demais colaboradores do centro hospitalar.
Ainda durante a manhã de terça-feira, os novos internos assistiram a uma palestra sobre “O Interno e erro em Medicina”. A integração incluiu ainda ações de formação que destacaram temas como “Um Centro Hospitalar Acreditado: metas internacionais de segurança do doente”, “Notificação de incidentes”, “A prevenção da infeção hospitalar“, “Suporte básico de vida”, entre outros.
Helder Roque, presidente do CA do CHL, destaca o crescimento de jovens médicos que procuram o centro hospitalar para se formar, “provenientes de vários pontos do país, que não só vêm aprender e completar a sua formação, como acabam por desafiar os nossos profissionais a estar permanentemente a aprender e a atualizar-se, o que é positivo para todos, especialmente para os utentes”.
O Internato Médico em Portugal é regulado por um regime jurídico específico, que é composto pelo Decreto-Lei n.º 86/2015, de 21 de maio, e pelo Regulamento do Internato Médico, aprovado em anexo à Portaria n.º 224-B/2015, de 29 de julho. Nos termos deste Regime, a coordenação geral do Internato cabe à ACSS.
O Internato Médico é composto por duas vertentes: Ano Comum e Formação Especializada. Ambas são frequentadas, pelo médico interno, junto de serviços e estabelecimentos de saúde do Serviço Nacional de Saúde, com idoneidade e capacidade formativa.

Atualmente existem 49 áreas de especialização. Cada especialidade tem um programa formativo, aprovado em anexo a uma Portaria, o qual prevê a duração total, os conteúdos programáticos, a sequência de estágios, os métodos e meios de avaliação (contínua e final). No intuito de ajustar as especialidades às constantes inovações na Medicina, os programas formativos são revistos e atualizados periodicamente, o que vem contribuir para a formação de pessoal médico altamente profissionalizado, multidisciplinar e empenhado.

 

ler mais

RECENTES

ler mais