1 Ago, 2017

Casa da esclerose múltipla na volta a portugal

Além da Casa da EM, a SPEM terá um quiosque onde disponibiliza mais informação sobre as suas atividades e projetos e haverá um espaço dedicado ao projeto EM’FORÇA

É já na próxima sexta-feira, dia 4, que arranca, em Lisboa, na Praça do Império, A Volta a Portugal em Bicicleta. A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), a convite da Liberty Seguros, marca presença ao longo de toda a prova, numa iniciativa de sensibilização, onde a visita à Casa da Esclerose Múltipla (EM) da Merck, será conduzida por Alexandre Dias, atleta do clube de corrida EM’FORÇA, diagnosticado com EM.

Também nas cidades de chegada (Lisboa, Setúbal, Castelo Branco, Bragança, Mondim de Basto, Viana do Castelo, Fafe, Santo Tirso, Oliveira de Azeméis, Guarda e Viseu), vai ser possível visitar a Casa da EM e conhecer as experiências que permitem aos visitantes sentir e viver por um momento as dificuldades e limitações que uma pessoa com EM enfrenta no seu dia a dia. Entre as experiências o visitante poderá sentir a falta de equilíbrio, ao andar com barbatanas sobre um tapete desnivelado; a fadiga e cansaço excessivo, através da colocação de perneiras que tornam os membros pesados ou da poltrona baixa que torna particularmente difícil levantar; as dificuldades de memória, através do Livro da Alice, que os visitantes da Casa da EM vão dar por si a ler a mesma página vezes sem conta; entre outras.

Além da Casa da EM, a SPEM terá um quiosque onde disponibiliza mais informação sobre as suas atividades e projetos e haverá um espaço dedicado ao projeto EM’FORÇA. A área onde se encontra este espaço está aberta ao público entre as 13h30 e as 18h00.

Alexandre Dias, que foi diagnosticado com EM há cerca de 5 anos atrás, é um dos representantes da SPEM neste espaço e atleta do EM’FORÇA, que este ano se prepara para participar numa das provas mais duras do planeta: o IRONMAN, a realizar-se em Barcelona no dia 30 de setembro, e que compreende 3,8 Km de natação, 180 Km de ciclismo e 42 Km de corrida.

No dia 11 de agosto, em dia de descanso para os ciclistas profissionais, Alexandre e uma equipa de ciclistas amadores lançam-se numa etapa de ciclismo de cerca de 80 Km, com partida e chegada à cidade de Fafe. Esta prova faz parte dos treinos de preparação física que Alexandre Dias desenvolve regularmente até ao IRONMAN.

Sobre a Casa da EM o atleta explica, “Ao trazer a Casa da EM da Merck, para a Volta a Portugal, a nossa principal preocupação foi criar um espaço em que todas as pessoas possam ter uma experiência tão aproximada quanto possível do que é viver com EM e sensibilizar os que desconhecem a doença. Queremos interagir com estas pessoas e passar o nosso testemunho. A EM é a doença do foro neurológico mais incapacitante entre jovens adultos, mas é importante mostrar que é possível viver e enfrentar desafios com EM.”

A Volta a Portugal em Bicicleta encontra-se na sua 79ª Edição e este ano decorre entre 4 e 15 de agosto. De seguida deixamos listada a calendarização da prova:

04 de agosto: Lisboa – Lisboa
05 de agosto: Vila Franca de Xira – Setúbal
06 de agosto: Reguengos – Castelo Branco
07 de agosto: Figueira de Castelo Rodrigo – Bragança
08 de agosto: Boticas – Sr.ª Graça
09 de agosto: Macedo Cavaleiros – Viana do Castelo
10 de agosto: Braga – Fafe
11 de agosto: Descanso
12 de agosto: Lousada – Santo Tirso
13 de agosto: Gondomar – Oliveira de Azeméis
14 de agosto: Lousã – Guarda
15 de agosto: Viseu – Viseu

ler mais

RECENTES

ler mais