22 Nov, 2017

Até 24 de novembro decorre Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

O Grupo de Ativistas em Tratamentos e pela Rede de Rastreio Comunitária (GAT) organiza a Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites entre 17 e 24 de novembro.

O objetivo é sensibilizar a população portuguesa para os benefícios do rastreio de VIH e hepatites virais. A iniciativa tem como lema: Testar. Tratar. Prevenir.

Criada em 2013 pelo HIV in Europe, esta iniciativa faz um apelo à comunidade europeia para reunir esforços durante esta semana de forma a sensibilizar as pessoas sobre as vantagens de conhecer o estatuto serológico para a infeção pelo VIH. Posteriormente, em 2015, a Semana Europeia do Teste alargou o seu âmbito de intervenção, juntando ao rastreio de VIH, o rastreio às hepatites B e C, prevalentes em alguns dos grupos mais vulneráveis à infeção pelo VIH.

Ao longo desta semana, será possível fazer o teste de VIH e hepatites virais em 30 locais em Portugal continental, geridos pelas 18 organizações da sociedade civil. Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos.

Só fazendo o teste é possível conhecer o estatuto serológico para estas infeções. Atualmente, com um tratamento adequado é possível curar a infeção pela hepatite C. De igual modo, através de um tratamento precoce e eficaz para a infeção pelo VIH, é possível atingir carga viral indetetável, tornando assim o vírus intransmissível.

Em Portugal, a iniciativa é organizada pelo GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos e pela Rede de Rastreio Comunitária, em parceria com 18 organizações da sociedade civil.

Quem deve fazer o teste

A semana do teste é direcionada a populações em maior vulnerabilidade para o VIH e hepatites virais B e C. Esses grupos incluem (mas não estão limitados a): homens que fazem sexo com homens (HSH), migrantes (incluindo pessoas originárias de países com maior prevalência), trabalhadores do sexo, reclusos e utilizadores de drogas injetáveis.

Locais onde se irão realizar ações no âmbito da Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites 2017.

Comunicado/SO

 

ler mais

RECENTES

ler mais