Aplicação móvel que salva vidas lançada pela Proteção Civil da Madeira

A Proteção Civil da Madeira lançou uma aplicação para dispositivos móveis que permite saber a localização exata de um pedido de ajuda, numa estratégia de resposta mais eficiente aos turistas e residentes

“Nós vivemos numa região onde aqueles que nos visitam são cinco vezes superiores aos que cá vivem e daí que é importante nós criarmos aplicações que possam, de alguma forma, salvar vidas e prestar um socorro e um alerta o mais eficiente possível”, declarou a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, que tutela a proteção civil regional.

De nome Prociv e desenvolvida por uma start-up regional, a aplicação poderá dar um contributo valioso, por exemplo, aos turistas que se perdem ou que ficam magoados nas tradicionais levadas madeirenses.

“No ano passado tivemos 72 pessoas que sofreram acidentes em percursos pedestres e é importante termos mecanismos de apoio, mas que seja o mais imediato possível”, afirmou.

A aplicação para além de dar a localização do utilizador, seja ele turista ou autóctone, pode dar aos serviços do 112 informação adicional que pode ajudar ao socorro.

“É uma aplicação que, para além de dar a localização das pessoas, (…) diz quem é e inclusivamente pode dar algumas indicações do estado de saúde ou dos problemas de saúde que possam ter”, disse Rubina Leal.

Isto é possível porque a aplicação permite a criação de um perfil de utilizador, onde podem ser inseridas informações como doenças conhecidas, alergias, grupo sanguíneo ou medicação regular, tendo o executivo regional investido seis mil euros.

David Olim é o responsável da empresa que fez a programação da aplicação e destaca que a mesma permite uma “ligação direta ao 112 e enviar para os meios apropriados a localização da pessoa”, bastando para o efeito usá-la.

A aplicação permite dar alertas em diversas categorias como caminhada, incêndios, ambulância e outros e está disponível em português e inglês – futuramente com mais cinco línguas – para os sistemas Android (da Google) e IOS (da Apple).

LUSA/SO/SF

 

Msd - banner_final

 

ler mais

RECENTES

ler mais