14 Nov, 2016

Ana Pedro é a nova presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) acaba de nomear Ana Pedro, Diretora da Unidade de Dor do Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca, para presidente da Direção nos próximos três anos

Ana Pedro anestesiologista com Competência em Medicina da Dor atribuída pela Ordem dos Médicos elegeu como prioridades para o seu mandato promover iniciativas de formação dirigidas a profissionais de saúde e apostar numa relação mais próxima a todas as pessoas que sofrem de dor.

“Nos próximos anos vamos continuar a reforçar o nosso papel na formação dos profissionais de saúde e apostar numa proximidade aos doentes, através de iniciativas de sensibilização e educação para um diagnóstico mais precoce, uma referenciação mais célere, um acompanhamento multidisciplinar e um tratamento adequado”, diz Ana Pedro, citada no comunicado.

Na mesma nota, a nova presidente da APED explica ainda que “o tratamento da dor em Portugal tem vindo a desenvolver-se mas há ainda muito que trabalhar com vista a obter, de forma eficiente, reduções significativas nos custos individuais e sociais provocados pela dor crónica, estimados em mais de quatro mil milhões de euros anuais”.
Da direção agora empossada, fazem também parte Miguel Casimiro (vice-presidente), Filipe Antunes (vice-presidente), Rosário Abrunhosa (secretária), Graça Mesquita (tesoureira), Vasco Galhardo (vogal) e Anabela Marques (vogal).

A dor crónica é reconhecida como um grave problema de saúde pública. Em Portugal, o impacto socioeconómico da dor crónica é estimado em dois mil milhões de euros/ano, custo que atinge os 4,6 mil milhões de euros quando somados os gastos com incapacidades temporárias, baixas médicas e reformas antecipadas. Estima-se que, em Portugal, mais de 30 por centro da população adulta sofre de dor crónica.

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor.

Mais informações sobre a APED podem ser acedidas na página na Internet da Associação AQUI.

SO/APED

Foto: APED

 

ler mais

RECENTES

ler mais