14 Dez, 2016

ACES Barlavento inaugura segunda USF

Depois da USF Descobrimentos, inaugurada no passado mês de maio, […]

Depois da USF Descobrimentos, inaugurada no passado mês de maio, foi ontem inaugurada a segunda a Unidade de Saúde Familiar (USF) Atlântico Sul, situada no Centro de Saúde de Portimão (ACES Barlavento), a segunda destas unidades do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado e pelo Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, Dr. João Moura Reis, tendo contado ainda com as presenças da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dra. Isilda Gomes, da Diretora Executiva do ACES Barlavento, Dra. Leonor Bota, e da Coordenadora da USF Atlântico Sul Dra. Maria da Luz Salas.

A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Atlântico Sul, a segunda unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Barlavento, reúne uma equipa multidisciplinar, composta por sete médicos, sete enfermeiros e seis administrativos e vai abranger 12500 utentes do concelho de Portimão.

As propostas desta equipa baseiam-se fundamentalmente na carteira básica de serviços definida para uma USF modelo A. Com horário de funcionamento das 8:00 às 20:00 horas, todos os dias úteis, com sede em Portimão (Centro de Saúde), a USF Atlântico Sul pretende disponibilizar a todos os seus utentes um vasto conjunto de atividades expressas no seu plano de ação nomeadamente na área da prestação de cuidados e promoção da saúde na comunidade, garantindo mais acessibilidade, maior proximidade, e maior qualidade nos cuidados de saúde no concelho e, simultaneamente, contribuir para obtenção de ganhos em saúde.

A candidatura surge no contexto de uma recente mobilização do ACES Barlavento no que diz respeito à discussão dos seus atuais modelos organizacionais, no âmbito das unidades de saúde previstas nos Cuidados de Saúde Primários, daí resultando uma maior disponibilidade para abraçar o modelo/marca USF.

Ao longo deste ano a ARS Algarve, em estreita articulação com o Ministério da Saúde, tem implementado uma estratégia de reorganização funcional dos cuidados de saúde primários com vista a aumentar a capacidade de resposta dos cuidados de saúde de proximidade na região.
Atualmente mais de 80% da população residente no Algarve já tem médico de família atribuído.

A primeira USF do ACES Barlavento, a USF Descobrimentos, foi inaugurada no passado mês de maio de 2016 em Lagos. Com a entrada em funcionamento da USF Atlântico Sul, a região do Algarve passa a dispor de 13 USF – 6 em Modelo A, 7 em Modelo B – que abrangem mais de 100 mil utentes.

ler mais

RECENTES

ler mais