29 Mar, 2017

A música toma de assalto o Centro Hospitalar de Leiria

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL), nos próximos dias 7 e 8 de abril, será invadido pela música, em mais um Encontro Internacional Saúde com Arte (EISA)

Durante dois dias, o CHL acolhe mais um EISA, dinamizado pela Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), em parceria com o CHL.

O CHL será palco do workshop “Juntos 100 limites ao som”, enquanto modelo na aplicação da musicoterapia no acompanhamento de doentes de evolução prolongada em Psiquiatria, e de um concerto performance na Consulta Externa, dedicado às “consultas internas, externas e junto à porta”, protagonizado por artistas e profissionais de saúde.

Este encontro foca temas como a musicoterapia e a comunicação não-verbal aplicada a doentes em coma, aos cuidados paliativos e de fim de vida. Por sua vez, também a avaliação e medida da dor crónica, práticas artísticas para a inclusão social, entre outros.

Inclui também, as oficinas práticas, em colaboração com instituições de saúde da cidade.

O “100 Limites ao Som” é um projeto de musicoterapia, a decorrer desde 2005 na Unidade de Doentes Crónicos do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL. Deste projeto resultou a conceção e implementação de um projeto específico na unidade de doentes agudos do internamento de Psiquiatria, originando um programa de terapia pela música no hospital, o “Consentir o Som”, em 2008. A parceria com a SAMP – que resulta do programa Saúde com Arte – Música no Hospital – inclui ainda o projeto Allegro Pediátrico, a decorrer na Pediatria.

CHL/SO

ler mais

RECENTES

ler mais