18 Dez, 2019

Novartis lança Scicare, um desafio à comunidade de investigação científica

Programa é dirigido a equipas de investigação de instituições públicas e privadas com atividade em Portugal. Candidaturas abertas até 28 de fevereiro.

A Novartis Portugal acaba de lançar um desafio à comunidade científica, o Scicare – Novartis Health Science Accelerator. Este programa proporciona uma semana de capacitação às equipas de investigação, através do acesso a conteúdos essenciais para o desenvolvimento do seu projeto de investigação. O Scicare conta com parceiros como a Agência Nacional de Inovação (ANI), a Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC), Portugal Ventures, Creating Health – Research and Innovation Funding e 90 Segundos de Ciência.

O Scicare é dirigido a equipas de investigação que estejam a desenvolver moléculas ou marcadores de diagnóstico, que se encontrem atualmente em fases pré-clínicas e cujo desenvolvimento do plano de investigação possa ser acelerado através deste programa. São elegíveis projetos em doenças autoimunes da pele e do sistema musculoesquelético, cérebro e neurodegeneração, cancro, doenças cardíacas, do sistema circulatório e renais, doenças do olho e retina, doenças do trato pulmonar e respiratório e doenças hepáticas.

“O Scicare é o nosso contributo para o reconhecimento e a aceleração da investigação de qualidade que se faz em Portugal. A Novartis Portugal assume-se como facilitadora da partilha de conhecimentos e do contacto entre equipas de investigação e entidades diversas que as podem ajudar a estruturar de uma forma mais rápida e sólida os seus projetos com vista à sua concretização”, afirma Cristina Campos, Diretora Geral da Novartis Portugal.

A este programa podem candidatar-se equipas a desenvolver investigação em instituições públicas ou privadas com atividade em Portugal. A seleção das equipas é da exclusiva responsabilidade do júri constituído por Cristina Sampaio (CHDI Foundation), Inês Barroso (University of Exeter), Carolina Ricardo (Catapult UK) e Roberto Abi-Rached, Chief Scientific Officer (Novartis Portugal).

Serão selecionadas oito candidaturas, cujas equipas terão oportunidade de participar numa semana de trabalho, a decorrer em abril de 2020, que combina seminários e coaching individual com especialistas clínicos e peritos em temas específicos, dotando os participantes de ferramentas necessárias para poderem potenciar a sua investigação e estabelecer uma ligação ao mundo empresarial. As equipas selecionadas terão ainda a oportunidade de se desenvolver em áreas como medicina translacional, bioestatística, desenho de ensaios clínicos, direitos de propriedade intelectual, comunicação, soluções de financiamento e modelos organizacionais.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais