Testar. Tratar. Prevenir: as palavras de ordem para a Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

Promover a importância do rastreio, enfatizar os serviços integrados no rastreio do VIH, hepatites virais e infeções sexualmente transmissíveis são os principais objetivos desta iniciativa.

A Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites 2019 celebra-se de 22 a 29 de novembro de norte a sul do país. Ao longo desta semana, as organizações de base comunitária vão disponibilizar o rastreio do VIH e hepatites virais em mais de 30 locais. As sessões de rastreio são gratuitas, anónimas e confidenciais.

A Semana Europeia do Teste permanece uma iniciativa regional única que reúne organizações publicas e privadas num esforço conjunto de promover a importância do rastreio, enfatizando a serviços integrados no rastreio do VIH, hepatites virais e infeções sexualmente transmissíveis. Esta é a sétima edição e tem o lema “Testar. Tratar. Prevenir”.

Em Portugal, a Semana Europeia do Teste é coordenada pela associação GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos – através do projeto Rede de Rastreio Comunitária que, em julho de 2018, foi selecionada para o primeiro compêndio de boas práticas da Organização Mundial de Saúde -Europa.

A equipa GAT’AFRIK, novo serviço do GAT direcionado à população migrante, assegurará as sessões de rastreio nas duas tendas no Martim Moniz. A equipa, ao estar localizada numa zona de socialização migrante, pretende-se por um lado dar a conhecer este novo serviço e por outro promover o diagnóstico precoce.

Para além da oferta do rastreio em diferentes pontos do país, será ainda disponibilizado material informativo sobre as infeções a rastrear bem como preservativos e gel lubrificante.

Só fazendo o teste é possível conhecer o estatuto serológico para estas infeções. Atualmente, com um tratamento adequado é possível curar a infeção pela hepatite C. De igual modo, através de um tratamento precoce e eficaz para a infeção pelo VIH, é possível atingir carga viral indetetável, tornando assim o vírus intransmissível.

Quem deve fazer o teste

A semana do teste é aberta a todas as pessoas que queiram realizar o rastreio, mas com especial foco nas populações em situação de maior vulnerabilidade para a infeção pelo VIH, hepatites virais B e C: homens que fazem sexo com homens (HSH), migrantes (incluindo pessoas originárias de países com maior prevalência), trabalhadores do sexo, reclusos e pessoas que usam drogas injetáveis.

A situação na Europa

Em 2017, estimava-se que 2,3 milhões de pessoas viviam com VIH na região da OMS-Europa e que uma em cinco pessoas desconhecia o seu estatuto serológico.

Também na OMS-Europa estima-se que 15 milhões de pessoas vivem com hepatite B e 14 milhões com hepatite C.

As unidades de rastreio podem ser encontradas nos seguintes locais:

  • 2 tendas de rastreio no Martim Moniz (10h00-18h00)
  • Unidade móvel na Península de Setúbal (10h00-18h00)
  • Mais de 30 locais de rastreio a nível nacional.

 

Para mais informações, consulte o site http://www.fpcardiologia.pt/.

CI

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais