5 Nov, 2019

Especialistas debatem o papel da imunoterapia nos tumores génito-urinários

A 2ª edição do Workshop “O doente no centro da decisão”, dedicado ao papel da imunoterapia nos carcinomas genito-urinários, vai decorrer no próximo dia 9 de novembro, na Figueira da Foz.

Este encontro, que se destina exclusivamente a profissionais de saúde, terá lugar no Eurostars Oasis Plaza, na Figueira da Foz, e vai reunir conceituados especialistas nacionais para discutir temáticas como a otimização dos cuidados oncológicos, limitações terapêuticas e a análise da evolução do tratamento e respetivas dificuldades práticas.

Ao longo do dia, vão decorrer diversas sessões com uma forte componente prática, que terão como base as dificuldades na abordagem de doentes que sofrem de algum tipo de cancro génito-urinário e a importância de otimizar os cuidados oncológicos prestados, apostando no papel do oncologista, médico de família e associações.

O evento pretende promover e reforçar a importância da multidisciplinaridade na prestação dos melhores cuidados médicos, juntando no mesmo painel representantes das principais associações de doentes a nível nacional.

Os especialistas presentes no evento terão oportunidade de participar em dois workshops que abordam tipos de carcinomas distintos e tratamentos em subpopulações especiais, avaliando as limitações terapêuticas tumorais existentes: “Dificuldades na abordagem do doente com carcinoma do rim. O mundo real” e “O carcinoma do urotélio: Da evolução terapêutica às dificuldades práticas”.

Programa

10:00 – 11:00 | O doente e o carcinoma de células renais

– Moderador/Speaker: Dr.ª Maria Joaquina Maurício, IPO Porto
Como selecionar a terapêutica de 1ª linha no subtipo células claras

– Speaker: Dr. António Quintela, CHLN

Evidência científica no tratamento das histologias não células claras

– Speaker: Dr.ª Maria Alina Rosinha, IPO Porto

11:00 – 11:15 | Coffee Break

11:15 – 12:45 | Workshop 1 e workshop 2

12:45 – 14:00 | Almoço

14:00 – 15:30 | Workshop 1 e workshop 2

15:30 – 16:30 | O oncologista, o médico de família e as associações: uma aposta para a otimização dos cuidados oncológicos

– Moderadora/Speaker: Dra. Gabriela Sousa, IPO Coimbra

– Speaker: Dr. Paulo Cortes, Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia

– Speaker: Dr. Vítor Rodrigues, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro

– Speaker: Drª Maria Pacheu Representante da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

16:30 – 17:00 | Encerramento

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais