Internistas querem reduzir casos de infeções respiratórias

2ª Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias vai realizar-se a 25 e 26 de outubro, no Porto.

Evento, organizado pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, terá lugar no Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. A iniciativa tem como tema central as infeções respiratórias.

Para Alfredo Martins, internista e coordenador do NEDResp, “com esta iniciativa abrimos espaço para a discussão sobre a melhoria da prevenção e do tratamento das infeções que podem afetar o sistema respiratório, procurando assim contribuir para uma redução de sua incidência, para a melhoria da acuidade no diagnóstico e para a personalização do seu tratamento. Vamos analisar a taxa de mortalidade por pneumonia em Portugal, apresentar novidades sobre a doença pulmonar por micobactérias não tuberculosas e rever os dados sobre tuberculose em Portugal”.

No primeiro dia de reunião irão decorrer quatro cursos pré-reunião: um curso de função respiratória, um curso de antibioterapia nas infeções respiratórias, um curso de inaladores e oxigenoterapia de ambulatório e um curso de ventilação não invasiva.

No segundo dia, em que se vão realizar as conferências, vão ser abordados os temas “Infeções respiratórias – sem antibiótico”, “Infeções respiratórias – com antibiótico” e “Micobacterioses”.

A data limite de inscrições é a 13 de outubro. Após este dia apenas serão aceites inscrições efetuadas localmente. Os trabalhos selecionados serão apresentados na forma de póster no dia 26 de outubro, sendo atribuído ao melhor trabalho o “Prémio Dr. Soares de Sousa”. A submissão dos resumos pode ser feita até ao dia 25 de setembro.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais