18 Out, 2019

Cápsula inovadora devolve qualidade de vida a pessoas ostomizadas

Esta cápsula, única no mercado português, é composta por um saco dobrado e diferencia-se pelo seu tamanho reduzido em comparação com os sistemas tradicionais.

A empresa B. Braun acaba de lançar, em Portugal, um novo conceito de sistemas para colostomias (um tipo de ostomia) com disponibilização de uma cápsula compacta que oferece segurança e controlo às pessoas que foram submetidas a colostomia (intervenção cirúrgica com exteriorização de uma porção do intestino grosso através da parede abdominal – estoma – para desviar o trânsito intestinal).

Esta solução foi desenhada para pessoas submetidas a colostomia descendente (lado esquerdo) que desejam ter o controlo do esvaziamento do intestino, recuperando assim, em grande parte, a autonomia funcional e qualidade de vida anteriores à cirurgia. Sendo um dispositivo compacto, o impacto visual exterior é mínimo. A partir de outubro estará disponível nas farmácias portuguesas.
Uma colostomia é uma grande reviravolta na vida das pessoas. A falta de controlo sobre a emissão de fezes, gases e os ruídos do intestino, tornam-se na sua principal preocupação após a cirurgia.

A incapacidade de esconder o estoma leva também a uma deterioração generalizada da sua imagem corporal, bem como a uma redução significativa da sua qualidade de vida e auto-estima.

Com este novo dispositivo médico, 75 por cento das pessoas ostomizadas dizem conseguir controlar as emissões de gases e fezes; 60 por cento consideram ter uma boa ou muito boa imagem do corpo enquanto utilizam a cápsula, e 79 por cento referem que o dispositivo é silencioso, prevenindo o ruído relacionado com o estoma1. A eficácia desta cápsula única foi comprovada por um estudo realizado em sete hospitais em França. Para mais informações sobre este sistema inovador consulte Aqui:

 

MMM/CI

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais