É VERDADE!

Regressam em 2019 as Jornadas „Médico Ativo Paciente Ativo“, evento que vai na sua 9ª edição anual e que tem colocado muitos médicos e estudantes de Medicina a praticar exercício físico. Este evento, que visa sensibilizar a classe médica para a importância do exercício físico como constituinte transversal nas estratégias de prevenção e tratamento é já incontornável no Panorama Nacional e muito contribuiu para que o aconselhamento de exercício físico se tivesse tornado parte integrante no cuidado médico.
De acordo com um dos elementos da Comissão Organizadora do Congresso, o Professor Doutor Rodrigo Ruivo, co-coordenador do Centro de Formação da Clínica das Conchas , abordar-se-ão um conjunto de temáticas de relevo desde a referência ao papel do médico/instituições médicas no Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, o efeito do exercício físico na dor lombar, as Estratégias comportamentais para modificação do comportamento nos utentes e ainda dar-se-á resposta à seguinte questão:
Como é que a prática clínica pode ser compatível com uma competição desportiva a um nível de alto rendimento. Este último item contará com a comunicação do Dr. Arnaldo Abrantes, Diretor Médico no Estoril Praia – Futebol SAD e Embaixador da Ética no Desporto Instituto Português do Desporto e Juventude.

O Dr. Arnaldo Abrantes, que foi atleta Olímpico em Londres 2012, refere que “o facto de adorar atletismo e adorar estudar medicina tornou tudo mais fácil”. Atualmente constata que há uma “elevada inatividade física em Portugal”, mas “perceciono sinais de mudança principalmente por haver cada vez mais profissionais de saúde sensíveis a este tema e às inúmeras ações e programas (ex. Programa Nacional de Promoção de Atividade Física) que lutam diariamente para promover a atividade física dentro do dia-a-dia dos portugueses

Nestas jornadas destacar-se-ão ainda as participações de algumas individualidades nacionais especialistas em Medicina e Exercício, tais como o Prof. Doutor Hélder Dores (Cardiologia Desportiva do Sport Lisboa e Benfica), o Prof. Doutor Jorge A Ruivo (Medicina Desportiva, Clínica das Conchas), o Dr. José Pedro Marques (Médico da Federação Portuguesa de Futebol e o Prof. Doutor Rodrigo Ruivo (Clínica das Conchas, autor do Manual de Avaliação e Prescrição de Exercício Físico).

As IX Jornadas „Médico Ativo-Paciente Ativo“, decorrerão na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia , em Lisboa a 26 Outubro 2019

Site das Jornadas:

ler mais