O Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica da Clínica de Stº António vai realizar, nos dias 21 e 22 de outubro, no seu auditório, um curso para promover o ensino teórico e prático da técnica do bypass de anastomose única. O evento vai contar com a participação de especialistas nacionais e internacionais e com a demonstração de cirurgias em direto executadas por alguns dos melhores cirurgiões bariátricos da Europa.

O congresso multidisciplinar e dirigido a profissionais de saúde contará com a participação de cirurgiões bariátricos de renome internacional, como é o caso de Jacques Himpens, professor da Escola Europeia de Cirurgia Laparoscópica e chefe de Cirurgia Bariátrica do Centre Hospitalier Interrégional Edith Cavell (Bruxelas). António Torres Garcia (Espanha), Francesco Greco (Itália), Cheetan Parmar (Inglaterra), Halit Eren Taskin (Turquia), Carina Rossoni (Brasil), Miroslav Ilic (Sérvia) e Edo Aarts (Holanda) são outros dos especialistas internacionais que irão marcar presença neste evento.

Em destaque no evento estará a técnica do bypass de anastomose única, que é utilizada no tratamento da obesidade e é atualmente a terceira técnica mais praticada na cirurgia bariátrica e metabólica em todo o mundo.

Rui Ribeiro, coordenador da Unidade de Cirurgia Geral e do Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica da Clínica de Stº António, explica que “esta técnica se distingue do bypass clássico pelo seu desenho simples, por ser mais fácil de executar do ponto de vista técnico, por exigir uma menor restrição alimentar ao doente e porque permite uma absorção mais reduzida de gorduras no intestino com consequente redução da entrada de calorias no organismo”. O médico esclarece ainda que “este é um procedimento mais seguro e com menos complicações, com melhores resultados no controlo do peso, diabetes e dislipidemia, melhor tolerância alimentar e com a grande vantagem de poder ser reversível”.

As quatro cirurgias que serão transmitidas em direto estão programadas para o dia 22 de outubro, às 9h (Chetan Parmar e Francesco Greco), às 11h30 (Rui Ribeiro e Chetan Parmar), às 14h30 (Francesco Greco e Rui Ribeiro) e às 16h30 (Jacques Himpens).

O cirurgião Rui Ribeiro, também coordenador deste curso internacional, foi pioneiro na criação da técnica do bypass gástrico de bolsa longa, cuja aceitação mundial tem vindo a crescer e é já praticado em diversos países do mundo como a França, Itália, Rússia, Bélgica, Inglaterra, Índia, Brasil, Egito, entre outros.

ler mais