Projeto Café Memória cria novo espaço em Mirandela

• O Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores.

A Sonae Sierra a Associação Alzheimer Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Mirandela e a Associação MentalMente, assinalam, com um evento no próximo dia 15 de outubro, pelas 17h30, no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, a criação de um novo Café Memória em Mirandela.

O novo local de encontro conta também com o apoio financeiro decorrente do Donativo Participativo Santander 2018 e dos parceiros locais Confraria das Alheiras de Mirandela, que contempla cinco empresas (Alheiras Angelina – Alves & Ribeiro Lda.; Eurofumeiro – Sociedade Industrial de Transformação de Carnes, Lda.; Topitéu – Alheiras de Mirandela, Lda., Alheiras Gracinda – José Marcelino Cepêda; e Appitad – Associação dos produtores em proteção integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro); Luís Esteves, Lda.; EPA – A Escola profissional de agricultura e desenvolvimento rural de Carvalhais, Mirandela; e Gestitomé – Formação Profissional, Lda.

As sessões do Café Memória de Mirandela terão lugar no Bar do Centro Cultural Municipal, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira sessão acontecerá no dia 16 de novembro e as seguintes irão realizar-se sempre nos terceiros sábados de cada mês, das 10h00 às 12h00.

A chegada do projeto à cidade de Mirandela está integrada na estratégia de expansão da iniciativa a diferentes regiões do país, de modo a levar esta resposta social a um número cada vez maior de pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores. O Café Memória já está presente noutras cidades como Lisboa, Cascais, Porto, Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Guimarães, Madeira, Barcelos, Almada, Sintra, Évora, Esposende, Sesimbra, Barreiro e agora Mirandela.

A propósito da chegada do Café Memória a Mirandela, Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Sonae Sierra, refere: “É com muita satisfação que assinalamos mais uma abertura do Café Memória, um projeto que, ano após ano, continua a ser tão relevante para a sociedade. Este alargamento da rede do Café Memória a Mirandela é um passo muito importante para estarmos presentes por todo o país.”

Manuela Morais, Presidente da Direção da Alzheimer Portugal, declara: “É com enorme orgulho e satisfação que vemos o Café Memória a chegar a Mirandela, consolidando a expansão geográfica deste projeto de enorme sucesso. Muito agradecemos às entidades promotoras e demais parceiros locais o facto de terem decidido investir e apoiar esta resposta específica na área das demências. Agradecemos também ao Santander pelo apoio financeiro resultante da iniciativa “Quem Faz Bem – Donativo Participativo” e a todos os seus colaboradores que votaram no Café Memória para ser um dos projetos selecionados. O reconhecimento da sociedade do nosso trabalho para melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores é extremamente gratificante e dá-nos mais força e encorajamento para continuarmos a lutar diariamente por uma sociedade mais amiga das pessoas com demência.”

Vera Pires Preto, Vereadora do pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Mirandela, destaca: “O Município de Mirandela é o primeiro município do interior do país a acolher o projeto Café Memória. Reconhecendo as necessidades das pessoas com problemas de memória ou demência e atento às dificuldades vivenciadas pelos seus cuidadores, identificamos neste projeto mais-valias que promovem o bem-estar e previnem o isolamento social. É cedido um espaço no Centro Cultural para a dinamização do Café Memória, com realização no terceiro sábado de cada mês, das 10h00 às 12h00, num ambiente informal mas cuidado.”

Marisa Fernandes, Presidente da Direção da MentalMente, sublinha: “Num ambiente de interioridade muito propício ao isolamento da pessoa com demência e dos seus familiares, onde é difícil aos cuidadores de pessoas com demência conseguirem informação útil e atual para cuidarem com qualidade do seu familiar, o Café Memória de Mirandela será o local ideal de encontro onde, num ambiente acolhedor, informal e na presença de profissionais de saúde estas pessoas poderão partilhar experiências e procurar apoio.”

O Café Memória consiste num local de encontro para a partilha de experiências e suporte mútuo a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores, com o acompanhamento de profissionais de saúde e de serviço social e o apoio de voluntários. Visa contribuir para a redução do isolamento social em que muitas daquelas pessoas se encontram, melhorando, assim, a sua qualidade de vida. Pretende ainda sensibilizar a comunidade para a problemática das Demências, fomentando o seu envolvimento no projeto.

Em 2018, o Café Memória passou a ter uma vertente itinerante – o Café Memória Faz-se à Estrada – para ir ao encontro de comunidades que vivem fora dos grandes centros urbanos e que ainda não estão abrangidas pelo formato tradicional do Café Memória. Esta iniciativa tem permitido que as equipas técnicas desta rede informal de apoio cheguem a mais pessoas, prestando informações e sensibilizando a população na área das demências, de forma descontraída e informal. Desde o seu lançamento realizaram-se perto de 40 sessões com uma média de cerca de 40 participações por sessão.

 

MMM/CI

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais