8 Out, 2019

3º Congresso APDI avalia situação dos doentes crónicos em Portugal

A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) vai realizar no dia 12 de outubro, no Porto, na Sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos o 3º Congresso APDI, sob o tema “Ser doente crónico em Portugal: a DII e o SNS”.

A APDI reuniu para este debate um conjunto de reputados especialistas e responsáveis de diversas áreas: clínica, investigação, medicamento, administração hospitalar, psicologia, enfermagem, nutrição, Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos, entre outros.

O encontro visa abordar e propor soluções para as dificuldades sentidas pelos doentes que vivem com Doença Inflamatória do Intestino (DII), nomeadamente associadas a uma abordagem integrada e multidisciplinar nos cuidados prestados no Serviço Nacional de Saúde e equidade no acesso à inovação terapêutica, entre outros.

Para Ana Sampaio, presidente da APDI é fundamental “, numa altura que se comemorarm os 40 anos do SNS que se dê voz aos doentes para que os profissionais de saúde os ajudem a alcançar uma melhor qualidade de vida. ”

Neste sentido, será apresentada a realidade vivida em França. Chantal Dufresne, presidente da AFA (associação francesa de DII), vai responder à questão “França aqui tão perto – a mesma realidade na Doença Inflamatória do Intestino?”

A reunião visa ainda abordar as mudanças esperadas no tratamento da DII na próxima década, quer no âmbito da investigação, as novas linhas de tratamento e medicamentos inovadores, bem como o futuro no modelo de abordagem à DII.

O 3º Congresso APDI decorre ao longo de todo o dia 12 de outubro e conta ainda com um painel dedicado ao “Bem-estar e qualidade de vida na Doença Inflamatória do Intestino”, cuja análise incide nas perspetivas da psicologia e nutrição, dois fatores determinantes na capacitação dos doentes para uma gestão e controlo adequados da DII.

MMM/CI

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais