Desfibrilhador automático disponível no coração da capital

O equipamento médico tem o propósito de facilitar o rápido socorro às pessoas em situações de emergência, podendo ser utilizado por qualquer pessoa em casos extremos.

A Ordem dos Enfermeiros e a Junta de Freguesia de Santo António, no centro de Lisboa, vai disponibilizar um disfibrilhador automático (DAE), avança hoje o Jornal de Notícias.

O equipamento médico tem o propósito de facilitar o rápido socorro às pessoas em situações de paragem cardiorrespiratória numa das zonas mais mais movimentadas da cidade, perto da Avenida da Liberdade.

O desfibrilhador será instalado na sede da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, na Rua Castilho nº.59. Será esta a entidade responsável pela formação de indivíduos de forma a que estejam aptos a aplicar o suporte básico de vida com o DAE, como por exemplo os trabalhadores de algumas empresas que estão localizados nesta zona da cidade.

É importante dotar estas pessoas para que, perante um cenário de necessidade de socorro iminente, exista sempre alguém disponível 24 horas por dia.

As doenças cardiovasculares matam 700 mil adultos em toda a Europa, fazendo desta a causa de morte mais comum. Só em Portugal, o número é preocupante: mais de 25 mil mortes por ano.

Através desta iniciativa podem salvar-se muitas vidas, sendo as pessoas capazes de iniciar as manobras de suporte básico de vida com as instruções dos profissionais da linha de emergência nacional (112) ou quando estão devidamente treinados.

EQ/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais