26 Set, 2019

Curso de hipertensão arterial para jovens médicos

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) volta a organizar a Hypertension Summer School (HSS), a 16.ª edição tem lugar no Your Hotel & Spa Alcobaça, nos próximos dias 7 a 10 de novembro.

Destinado a jovens médicos, com particular interesse na clínica e na investigação da hipertensão arterial (HTA) e da doença cardiovascular, este curso aborda diferentes hot topics desde a genética e a medicina translacional à fisiologia, epidemiologia e aspetos cognitivos. São ainda focados os aspetos essenciais na leitura crítica da evidência científica.

As inscrições são gratuitas, estão limitadas a um total de 25 participantes e a língua oficial do curso é o inglês. Todos os candidatos precisam de ser fluentes na língua inglesa e estar disponíveis para aceitar a Bolsa de Estudo no estrangeiro, caso venham a ser laureados. O melhor participante do curso, escolhido após avaliação realizada no final do mesmo, receberá uma Bolsa de Estudo com duração de três meses, para participar num projeto de investigação, no estrangeiro, num serviço de renome internacional da área da HTA.

As candidaturas devem ser enviadas até ao próximo dia 30 de setembro, através de carta, dirigida à Comissão Organizadora, para o e-mail summerschool2019.sphta@gmail.com. A Comissão Organizadora envia, então, um formulário cujo preenchimento é indispensável para que a candidatura seja validada, assim como toda a informação necessária para concretizar a mesma. Até ao dia 5 de outubro, a organização comunica a todos os candidatos a aceitação ou não da candidatura. A inscrição no Curso é gratuita, sendo todas as despesas do Curso e a Bolsa de Estudo suportadas pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

Ciente da mais-valia destas formações, que se têm revelado um sucesso ao longo de todas as edições, o Prof. Agostinho Monteiro, fundador e membro da comissão organizadora da HSS, destaca “a maciça participação dos internos, atraídos pelos conteúdos abordados, pouco habituais nas normais sessões de HTA, e que mais do que transmissão de informação se focam numa real formação”.

O Presidente da SPH, Dr. Vítor Paixão Dias, por sua vez, salienta que, “ao longo de todas as edições, a HSS tem contado com a colaboração de inúmeros especialistas internacionais com um vasto leque de conhecimento e experiência que partilham com os participantes, os médicos que aceitam este desafio lançado pela SPH.”

A comissão organizadora do curso é composta pelos Prof. Agostinho Monteiro, Dr. Fernando Pinto e Dr. Rasiklal Ranchhod. Ao longo dos quatro dias 25 jovens médicos vão ter a oportunidade de partilhar e debater com os melhores especialistas da área da hipertensão arterial e da doença cardiovascular na Europa todos os hot topics da hipertensão arterial, desde as ciências básicas até à terapêutica, passando pela investigação, epidemiologia e genética.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais