25 Set, 2019

Centro Hospitalar do Algarve preenche escalas com médicos do privado

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) está a recorrer a médicos em regime de exclusividade numa unidade privada da região para preencher turnos na área da saúde maternoinfantil.

A colaboração de médicos em regime de exclusividade para colmatar a falta de profissionais que afeta alguns serviços do CHUA, como pediatria ou neonatologia, tinha sido esta terça-feira avançada pelo Hospital Particular do Algarve (HPA), que gere várias unidades médicas privadas na região.

Para fazer face às dificuldades que o CHUA tem sentido nos últimos tempos, nomeadamente na área da saúde maternoinfantil, o Hospital Particular do Algarve decidiu ceder alguns dos seus pediatras/neonatalogistas em exclusividade para colmatar a escala de serviço da neonatologia”, lê-se num comunicado do gabinete de comunicação da unidade privada de saúde.

O HPA adiantou que tem profissionais seus, “desde o passado sábado [21 setembro]”, a fazer “turnos de 12 ou 24 horas, permitindo dessa forma suprir a carência nesta área” do CHUA.

“A duração desta medida manter-se-á até ao final do ano, acreditando-se que o CHUA encontrará uma solução para resolver as limitações que apresenta ao nível destes profissionais”, referiu ainda o HPA.

Fonte do Centro Hospitalar esclareceu à agência Lusa que, na base desta cedência, está um “pedido de colaboração que foi endereçado pelo CHUA ao HPA e a outras entidades” para encontrar profissionais que pudessem ajudar a preencher escalas de serviço comprometidas por falta de profissionais.

“O HPA aceitou ceder um profissional para um turno de 24 horas por semana no serviço de neonatologia e ajudar a ultrapassar as dificuldades que têm vindo a ser sentidas” para garantir a composição adequada das escalas no serviço, segundo a fonte do CHUA.

Questionado sobre o vínculo e forma de pagamento que irá permitir esta colaboração, a mesma fonte respondeu que “o pagamento é acordado entre CHUA e o profissional”.

Há é uma liberação do regime de exclusividade, por parte do HPA”, que permite essa colaboração, precisou, salientando a importância do “esforço que tem sido feito por todos os profissionais, quer do centro hospitalar quer em prestações de serviço”, para ajudar a ultrapassar as dificuldades e garantir a prestação dos cuidados de saúde no CHUA.

SO/Lusa

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais