16 Set, 2019

Falta de anestesistas voltou a afetar Maternidade Alfredo da Costa

Maternidade Alfredo da Costa (MAC) esteve sem urgência durante a madrugada e manhã de ontem mas já retomou o normal funcionamento.

“Hoje [ontem] a MAC estava em contingência, relativamente à escala de anestesiologia mas a própria diretora de serviço se disponibilizou para resolver e ultrapassar a situação. De resto, agora a partir das 20:00, vamos entrar em total normal funcionamento ao nível da MAC”, disse Marta Temido aos jornalistas.

A edição ‘online’ do jornal Expresso divulgou ontem que a Maternidade Alfredo da Costa “ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a manhã” de ontem, dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) comemora 40 anos.

Segundo o Expresso, a falta de anestesistas “para assegurar todas as escalas impediu a prestação de cuidados a grávidas que chegassem de fora”, situação que foi ultrapassada quando a diretora do Serviço de Anestesia se ofereceu para garantir a escala, solução que Marta Temido confirmou.

Em declarações em Coimbra, à margem de uma cerimónia comemorativa dos 40 anos do SNS, a governante assumiu que têm existido “constrangimentos no completar das escalas de Urgência em alguns hospitais”, mas essas dificuldades têm sido ultrapassadas “com a colaboração e disponibilidade dos profissionais do SNS”.

“E penso que hoje, que se assinalam 40 anos sobre a lei fundadora do Serviço Nacional de Saúde, é isso que vale a pena sublinhar. É que os portugueses podem estar tranquilos porque o SNS funciona, tem profissionais altamente dedicados, temos dificuldades, temos constrangimentos, mas continuamos sempre a trabalhar”, argumentou Marta Temido.

LUSA/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais