21 Ago, 2019

Jovens até 18 anos com saúde oral gratuita

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa abriu esta terça-feira uma unidade de medicina dentária com consultas gratuitas para todas as crianças e jovens até aos 18 anos que vivam ou estudem no concelho.

As consultas da clínica esta terça-feira inaugurada são gratuitos para todos, com a única exceção da área de ortodontia, serviço este que poderá ser gratuito para os beneficiários de abono de família.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, estima que a unidade de saúde oral de Lisboa possa dar cerca de 50 mil consultas por ano.

Outro dos principais objetivos desta iniciativa é diminuir em pelo menos 60% a prevalência de cáries dentárias até 2025 no concelho de Lisboa.

Em declarações aos jornalistas no evento que precedeu a abertura da clínica, que contou com a presença dos ministros da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social, o provedor admitiu a possibilidade de abrir mais centros em Lisboa ou até de alargar os beneficiários para concelhos da Grande Lisboa.

A equipa da clínica SOL (serviço odontopediátrico de Lisboa) é composta por 10 médicos dentistas, três higienistas orais, dez assistentes dentários, um auxiliar e quatro administrativos, todos eles em regime full-time.

Situada na Avenida Almirante Reis, no centro da cidade, a unidade vai funcionar de segunda a sexta das 08:00 às 20:00 e no sábado até às 13:00.

O funcionamento deste serviço será assegurado, na sua íntegra, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, segundo Edmundo Martinho, que estima um custo anual de cerca de 700 mil euros.

EQ/Lusa

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais