RESPIRA e Linde Saúde criam prémio para distinguir boas práticas na área da saúde respiratória

A Associação RESPIRA, em parceria com a Linde Saúde, lançou o Prémio Luísa Soares Branco para distinguir instituições que se destaquem na prestação de serviços e cuidados de saúde a doentes respiratórios crónicos.

O Prémio Luísa Soares Branco pretende prestar uma homenagem a Maria Luísa Soares Branco, primeira presidente e principal fundadora da Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas e, em simultâneo, reconhecer instituições públicas e privadas (hospitais, clínicas, centros de reabilitação) que se destaquem na prestação de serviços e cuidados de saúde a doentes respiratórios crónicos, em especial a pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

O Prémio Luísa Soares Branco resulta de uma parceria entre a Associação Respira e a Linde Saúde, empresa líder de mercado mundial nos cuidados respiratórios no domicílio, é de âmbito nacional (incluindo as Regiões Autónomas) e terá uma periodicidade bienal.

“O Prémio Luísa Soares Branco é o reflexo do trabalho desenvolvido desde sempre pela RESPIRA, onde a sua principal fundadora, Maria Luísa Soares Branco, teve um papel primordial, e à qual prestamos novamente uma homenagem. É com grande satisfação que atribuímos este prémio e destacamos as boas práticas na área dos cuidados respiratórios. Pretendemos com este tipo de reconhecimento evidenciar e reforçar a importância de prestar os melhores cuidados de saúde às pessoas com esta condição, para que tenham uma melhor qualidade de vida”, sublinha Isabel Saraiva, vice-presidente da RESPIRA.

“Para a Linde Saúde faz todo o sentido apoiar a RESPIRA na criação do Prémio Luísa Soares Branco, não só pela homenagem que prestamos à fundadora da associação, mas também porque sabemos que iniciativas como esta permitem não só reconhecer e premiar as boas práticas na área dos cuidados respiratórios, mas também dar um novo alento às entidades que, tal como nós, se esforçam todos os dias para oferecer os melhores cuidados aos doentes que acompanham”, destaca Maria João Vitorino, Homecare Business Manager da Linde Saúde.

A instituição vencedora será selecionada por um júri formado pela Eng.ª Maria João Vitorino, Homecare Business Manager, e Dr. João Tiago Pereira, Senior Product & Business Development Manager, ambos representantes da Linde Saúde, José Albino, presidente da Associação RESPIRA, Professora Dra. Cristina Bárbara, Dr. João Munhá e Dra. Paula Simão em representação de três serviços de pneumologia de hospitais portugueses. O júri será presidido pelo Professor Dr. Carlos Robalo Cordeiro, pneumologista e secretário-geral da Sociedade Europeia de Pneumologia. O Prémio, no valor de 2.500 euros, e a possível menção honrosa, serão entregues no âmbito do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, no dia 20 de novembro deste ano.

As candidaturas abriram em maio, mas podem ser submetidas até 30 de setembro. Pode consultar o regulamento e preencher o formulário de candidatura, bem como obter mais informação sobre o Prémio no site da Respira.

 

EQ/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais