Obesidade, problemas cognitivos e mentais podem ser originados por alterações climáticas

Os efeitos das alterações climáticas podem causar deficiências psíquicas, problemas no nascimento, obesidade, asma, depressão, se nada for feito nada para as combater, de acordo com um estudo australiano.

A investigação da Aliança Australiana de Saúde Global (GHAA, na sigla em inglês) analisa os efeitos das alterações climáticas na saúde dos habitantes da Ásia Pacifico, especialmente nas zonas mais propensas a desastres naturais.

“Os filhos das mulheres que sofreram danos, entre moderados e severos, por casos objetivamente avaliados e vinculados com as tempestades, sobretudo entre o primeiro e segundo trimestre de gravidez, perderam capacidade cognitiva”, revela o estudo, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

De acordo com o estudo, a perda de capacidade cognitiva manifesta-se aos dois anos com a perda de pelo menos 14 pontos de coeficiente intelectual, assim como menos vocabulário, enquanto a longo prazo a criança revela deficiências no processo de aprendizagem, obesidade e problemas mentais na adolescência.

Além disso, é também assinalado que o aumento do calor pode produzir ou aumentar pandemias como o zika ou outras doenças transmitidas por mosquitos, agravando ainda outros problemas devido à deterioração da qualidade do ar e da água, como a asma, as alergias, pneumonia ou diarreias.

“Não se poderá beber das fontes de água. As mudanças climáticas foram inclusivamente relacionadas com a depressão”, revela a investigação, que realça os problemas de saúde mental originados pela escassez de recursos e desastres naturais.

É previsível que o aumento do nível do mar e os desastres naturais façam reduzir a produção agrícola, o que poderá provocar problemas de malnutrição entre as populações vulneráveis, realça a investigação.

Assim sendo, a organização apresenta novas recomendações, como reconhecer o impacto que as alterações climáticas têm na saúde da população, pretendendo desta forma alertar os profissionais de saúde para a necessidade de implementar medidas para reduzir o impacto destas doenças.

EQ/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais