19 Jul, 2019

Projeto HeaLIQs é distinguido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia

A iniciativa passa por um projeto comum a três universidades que têm como principal objetivo a promoção de estilos de vida saudável.

É um projeto da Universidade de Coimbra, do Instituto Pedro Nunes e do University Medical Center Groningen e tem como objetivo a promoção de estilos de vida saudável. As atividades para 2019 já estão a ser preparadas e incluem um serviço comunitário móvel em zonas com baixa literacia em saúde e com populações rurais e isoladas.

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) distinguiu o projeto HeaLIQs (Quarteirão de Inovação de Estilos de Vida Saudável para Cidades e Cidadãos) pelo seu trabalho na melhoria dos cuidados de saúde desenvolvido em 2018. O HeaLIQs, que resulta de uma colaboração entre a Universidade de Coimbra (UC), o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o instituto holandês University Medical Center Groningen, tem como principais objetivos fomentar estilos de vida saudável e divulgar instrumentos tecnológicos de startups locais, promovendo a interação entre cidadãos, academia local, PME’s e governo.

En 2018, o projeto HeaLIQs apostou em aumentar a visibilidade pública da investigação regional na área de Vida Saudável e Envelhecimento Ativo com a realização de dois eventos públicos em Coimbra e em Groningen (Holanda), duas cidades/regiões de referência europeia em matéria de envelhecimento ativo e saudável.

Em Coimbra, a UC e o IPN organizaram, durante os Jogos Europeus Universitários (EUSA Games), o evento “Praça Vida +” para avaliar a saúde da população e aconselhar sobre estilos de vida mais saudáveis. A iniciativa, que se realizou no Alma Shopping, disponibilizou questionários e tecnologias para a avaliação da saúde e estilo de vida das pessoas, informação sobre programas e projetos europeus nestas áreas e uma zona de testes e co-criação de produtos e serviços de empresas e entidades locais em fase de desenvolvimento.

Atividades para 2019 já estão a ser preparadas 

Para 2019, as atividades do HeaLIQs incluem um serviço comunitário móvel em zonas com baixa literacia em saúde e com populações rurais e isoladas. Em Portugal, este serviço irá funcionar dentro de uma carrinha que vai circular na Rede das Aldeias do Calcário.

Sempre acompanhado por um dos voluntários do projeto, os participantes terão um circuito predefinido a seguir, planeado em detalhe pela equipa de profissionais de saúde responsável pelo HeaLIQs, para avaliar o estilo de vida de cada um. Esta atividade terá também um forte foco na promoção de hábitos de vida saudáveis.

O HeaLIQs é um projeto financiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, um organismo da União Europeia criado em 2008 para reforçar a capacidade de inovação da Europa.

SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais