18 Jul, 2019

Programa “abem” junta 120 voluntários e recupera escola em Moura

Para celebrar mais um aniversário, o programa "abem: Rede Solidária do Medicamento" juntou voluntários numa causa de solidariedade social.

O Programa “abem: Rede Solidária do Medicamento” está a celebrar o seu terceiro aniversário e, para o assinalar, promove uma iniciativa solidária que vai reunir mais de uma centena de voluntários em Moura, no distrito de Beja, no próximo dia 19 de julho. Entre as 10h30 e as 17h00, a Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo recebe os esforços destes voluntários para trabalhos de requalificação e conservação.

O encerramento deste que é o “Dia abem:” realiza-se a partir das 18h00 na Estação Náutica Lago Alqueva-Moura. Uma Cerimónia que conta com a presença de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, de José Marques Robalo, presidente da ARS Alentejo, e de Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, entidade dinamizadora do “Programa abem:”.

Moura é um dos concelhos onde o Programa está presente, em parceria com duas entidades referenciadoras: a Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, prestando apoio a 201 beneficiários – 10% dos quais crianças – que têm assim acesso, sem custos, a toda a medicação prescrita necessária.

Sobre a Associação Dignitude

A Associação Dignitude, data do dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O “abem: Rede Solidária do Medicamento” é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Foram Associados Fundadores da Dignitude: António Arnaut, António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira, Odette Santos Ferreira.

 Sobre o Programa abem

O Programa “abem: Rede Solidária do Medicamento” é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude, cujo objetivo é permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

O “abem:” está presente em todos os distritos do país e nas regiões autónomas. Assente numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão “abem:”, bastando apresentá-lo numa farmácia “abem:” para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co-comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de fundraising.

A avaliação de Impacto social do projeto, segundo a metodologia SROI – Social Return on Investment – revela que o programa gerou nos dois primeiros anos um retorno social de 6,9 milhões de euros, mostrando que cada euro investido teve um impacto social valorizado em 7,8 euros.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais