11 Jun, 2019

Califórnia estende programa de saúde a imigrantes ilegais

A Califórnia, estado norte-americano que se vai opondo às medidas polémicas da administração do Presidente Donald Trump, prepara-se para estender o seu programa de saúde a jovens que vivem ilegalmente no estado.

O acordo realizado por democratas na tarde de domingo propõe que todos os jovens entre os 19 e os 25 anos, com baixos rendimentos, se tornem elegíveis para o programa Medicaid da Califórnia, seguro de saúde que abrange pobres e portadores de deficiência.

De acordo com as estimativas divulgadas pelas autoridades estaduais, esta medida irá abranger cerca de 90 mil pessoas, e deverá custar ao Estado 98 milhões de dólares, o equivalente a 87 milhões de euros por ano. A iniciativa deverá ser aprovada pelos restantes deputados ainda no decorrer desta semana.

A medida faz parte de um esforço para garantir que todos na Califórnia tenham seguro de saúde, e faz da Califórnia, o primeiro estado norte-americano a oferecer benefícios na área da saúde a pessoas que vivem ou trabalham ilegalmente nos Estados Unidos.

“A Califórnia acredita que a saúde é um direito fundamental”, disse a senadora democrata Holly Mitchell, que liderou as negociações sobre o orçamento para o próximo ano em matéria fiscal.

Erica Quaresma (com Lusa)

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais