5 Jun, 2019

Cuidados a ter no verão: os estudantes informam!

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e a Unidade de Saúde Pública de Leiria lançam hoje um folheto multiformato sobre cuidados de saúde a ter no verão.

Num linguagem simples, com escrita aumentada e ilustrada por pictogramas, e em braille, o folheto destaca a importância do uso de pulseira de identificação, cuidados a ter na exposição solar, hidratação adequada, medidas de segurança para prevenção de acidentes e a informação de cada cor da bandeira hasteada na praia.

O documento surge de uma parceria entre a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento dos Centros de Saúde Pinhal Litoral (AceS PL) com o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria no âmbito do desenvolvimento do Plano de Contingência de Saúde Sazonal – Módulo Verão 2019.

Este é um projeto “promotor de literacia em saúde”, sendo “um suporte de apoio aos cuidadores dos grupos mais vulneráveis“, adiantou Hélder Carreira, da Unidade de Saúde Pública e um dos autores do projeto.

Dirigido a pessoas cegas, com baixa visão, incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza, o folheto não está em língua gestual portuguesa, mas “as pessoas surdas também conseguem entender através dos pictogramas”, adiantou a diretora do CRID, Célia Sousa.

Numa primeira fase, a ideia era colaborar em braille, mas além dos cegos temos de pensar nas pessoas que têm baixa literacia ou nas crianças, que ainda não conseguem ler. Criámos um ‘flyer’ que é para todos. Aliás, é uma diretiva do nosso país, que tudo o que são documentos do Estado português deve estar em escrita fácil”, acrescentou Célia Sousa, lamentando que nem sempre seja assim.

A responsável pelo CRID salientou que o código pictográfico de imagens é o mesmo usado em todo o mundo.

“Espero que este ‘flyer‘ passe a estar acessível nas nossas praias de norte a sul de Portugal e que seja um instrumento de inclusão. Vivemos numa sociedade que tem muita dificuldade em respeitar a diferença e os outros e que ainda é muito egocêntrica”, afirmou.

O folheto inclusivo deverá estar exposto em algumas praias e também pode ser descarregado na página do CRID. Além disso, estará disponível, a partir de sexta-feira, em cinco unidade de saúde familiar do AceS PL.

Lusa /SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais