29 Mai, 2019

Construção da ala pediátrica do São João deverá começar até final do ano

Garantia foi dada pelo presidente do Conselho de Administração, Fernando Araújo.

“Tudo indica que durante este ano, e espero que de forma precoce, possamos iniciar a obra no terreno”, disse aos jornalistas o ex-secretário de Estado Adjunto e da Saúde, à margem da cerimónia de inauguração das novas instalações da Unidade de Neurocirurgia, que funcionou durante cerca de 12 anos em contentores.

Fernando Araújo explicou que o projeto de arquitetura, que foi entregue a 29 de abril, está em fase de revisão, devendo estar concluída durante o mês de junho.

O grupo de trabalho independente designado pelo hospital para estabelecer critérios de seleção de empresas para a obra já está a fazer a seleção, salientou. “O grupo de trabalho, que é liderado pela Ordem dos Engenheiros, nomeadamente pelo engenheiro Poças Martins, está a selecionar as empresas a quem vamos pedir propostas para este projeto”, vincou.

Os prazos da empreitada estão a decorrer dentro do planeado, o que é uma “boa notícia”, adiantou. Em face da urgência da construção desta empreitada, a Lei do Orçamento de Estado para 2019 autorizou o centro hospitalar a recorrer ao procedimento de ajuste direto na contratação.

A ala pediátrica, a funcionar em contentores há cerca de dez anos, assenta na construção de um edifício funcional adaptado aos cuidados multidisciplinares de elevada diferenciação prestados a crianças e adolescentes com doença complexa na região Norte.

Nesta será incluída a primeira unidade de queimados pediátricos do Norte, necessidade identificada desde há muitos anos e nunca concretizada.

Na semana passada, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) revelou à Lusa que tem em curso “um processo de inquérito” aos contentores de internamento pediátrico do Hospital de São João.

“O pedido [de inspeção às instalações, feito no início do mês pela APO – Associação Pediátrica Oncológica] foi recebido, está a ser analisado, e foi associado ao processo de inquérito aberto em maio de 2018 pela ERS”, disse fonte oficial da ERS, em resposta a perguntas da Lusa.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais