22 Mai, 2019

3 em cada 10 pessoas têm problemas digestivos por diagnosticar e tratar

Uma simples análise da composição da microbiota intestinal permite identificar e tratar desequilíbrios relacionados com diversos distúrbios intestinais.

Os distúrbios intestinais podem surgir sob a forma de síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias intestinais e doenças extraintestinais, como a obesidade e diabetes – consideradas epidemias do Século XXI.

O número de pessoas que sofrem de patologias ou sintomatologia relacionada com o sistema digestivo está a aumentar, em particular nos países industrializados. Aproximadamente 30% da população sofre de problemas digestivos não especificados e não tratados.

Alguns destes transtornos possuem um diagnóstico médico claro, como as doenças inflamatórias intestinais (que são cada vez mais frequentes na população), mas na grande maioria dos casos os sintomas não estão associados a uma doença específica e apesar de não serem graves afetam o seu bem-estar, diminuem a sua qualidade de vida e se não forem tratados podem levar a situações que podem requerer mais cuidados. É por isso importante estar atento a todos os sintomas digestivos para que seja feito um diagnóstico adequado e atempado, assim como o respetivo tratamento. Este é o alerta dado, no âmbito do Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, por Vitória Rodrigues, microbiologista clínica do grupo SYNLAB.

Uma alimentação inadequada, o stress, o uso de antibióticos, hábitos pouco saudáveis como o sedentarismo, o consumo de álcool e tabaco e até viagens ao estrangeiro são algumas das causas relacionadas com alterações e sintomas gastrointestinais. A especialista explica que as queixas gastrointestinais, não relacionadas com uma doença específica, podem estar relacionadas com a alteração da microbiota intestinal essencial à nossa defesa, saúde e bem-estar.

“A microbiota intestinal é um conjunto de microrganismos, principalmente bactérias, que colonizam o intestino numa relação de simbiose. O seu desequilíbrio, a chamada disbiose, é uma situação desfavorável à saúde, pois está relacionada com a inflamação da parede intestinal e alteração da sua permeabilidade, bem como com o desenvolvimento de intolerância a determinados alimentos. Todos estes processos produzem sintomas. Inúmeros estudos têm vindo a relacionar o desequilíbrio da microbiota intestinal com alterações gastrointestinais, e com doenças extraintestinais como a obesidade, diabetes e até com alterações neurológicas.”

Digestões difíceis, dores abdominais, flatulência, prisão de ventre, diarreia e intolerâncias alimentares, são apenas alguns dos sintomas de alteração na microbiota intestinal.

Muitas vezes, estes sintomas são desvalorizados e a sua causa não chega a ser diagnosticada e tratada”.

Para identificar a causa destas queixas gastrointestinais, acaba de ser lançado em Portugal um teste que permite conhecer a microbiota intestinal de cada indivíduo e identificar possíveis desequilíbrios.

“O Estudo Funcional da Microbiota Intestinal é um teste de prescrição médica, que se realiza através de uma simples amostra de fezes, e que permite verificar o estado da microbiota intestinal através da análise de grupos de microrganismos. Os resultados irão permitir um diagnóstico preciso e uma abordagem terapêutica mais adequada e personalizada.

Nunca é demais lembrar, a todos os que sofrem de distúrbios gastrointestinais, a importância da consulta de um especialista e que a avaliação da microbiota intestinal pode ser um instrumento importante no diagnóstico e tratamento. O teste pode ser executado a partir dos 5 anos,” termina a especialista.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais