17 Mai, 2019

Clínica de hemodiálise vai abrir em Estremoz

Clínica abre em julho deste ano em Estremoz (Évora), após oito anos de espera, num investimento privado que ronda os 2,5 milhões de euros.

O diretor clínico do centro de hemodiálise, Manuel Amoedo, indicou à agência Lusa que a unidade, destinada a servir doentes da região, vai abrir após autorização da Administração Regional de Saúde do Alentejo.

A abertura desta valência, inexistente no concelho, é aguardada pelos investidores desde 2011, ano em que o edifício ficou construído e com equipamento para começar a funcionar.

Manuel Amoedo referiu que a unidade se destina “a tratar os doentes com insuficiência renal crónica terminal que optem por hemodiálise como terapêutica substitutiva da função renal”.

A unidade, segundo o responsável, está equipada com “a mais moderna tecnologia na área da hemodiálise”.

O material de diálise que vai ser utilizado na clínica foi fornecido pelo Grupo Fresenius Medical Care, adiantou o responsável.

De acordo com o clínico, o investimento de cerca de 2,5 milhões de euros inclui a construção do edifício, próximo da zona industrial de Estremoz, e o equipamento da clínica.

A clínica vai servir sobretudo o concelho de Estremoz e concelhos limítrofes, nomeadamente as zonas a sul de Portalegre e a norte de Évora, entre as quais o concelho de Elvas, indicou Manuel Amoedo.

Atualmente, os doentes desta região que necessitam de fazer esta terapêutica têm de se deslocar aos centros de diálise de Évora e Portalegre.

De acordo com Manuel Amoedo, a clínica vai diminuir a distância que os doentes desta zona têm de percorrer para fazer o tratamento e descongestionar o centro de diálise de Évora, que “está no limite da sua capacidade”.

Segundo o responsável, a unidade de Estremoz vai criar entre 10 e 15 postos de trabalho e mais 20 a 25 postos de trabalho em regime de tempo parcial, entre os quais sete médicos e 15 enfermeiros.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais