7 Mai, 2019

50 podologistas voluntários ajudam peregrinos a chegarem a Fátima

A Associação Portuguesa de Podologia (APP) vai promover uma ação de solidariedade que visa prestar cuidados de podologia aos peregrinos de Fátima. Esta iniciativa será realizada de forma gratuita de 7 a 12 de maio.

“Durante os últimos 15 anos, a APP assistiu mais de 20 mil peregrinos de forma voluntária, colocando à disposição dos mesmos cuidados diferenciados, com a missão de prevenir e tratar os repetidos microtraumatismos nos pés dos peregrinos, causados pela sobrecarga de longas caminhadas, e que se manifestam através das dores, fadiga, bolhas, edemas, excesso de transpiração, entorses, ruturas ligamentares, queimaduras e incapacidade de marcha”, afirma Manuel Portela, presidente da APP.
É recomendável que, acrescenta o especialista, “não se realizem caminhadas superiores a três horas; se usem roupas frescas e que permitam a transpiração, bem como calçado que permita a respiração do pé e meias de fibras naturais e sem costura; não se furem as bolhas dos pés, nem se apliquem pomadas ou medicamentos sem consultar um especialista; e não se caminhe entre as 12 e as 16 horas, por ser o período de maior incidência solar”.
A equipa da APP, que contará com 50 podologistas voluntários, estará presente em postos estratégicos em Águeda, junto ao Pavilhão Multiusos (no dia 7), em Coimbra (no dia 8), no Pombal, junto ao pavilhão desportivo (nos dias 9 e 10) e em Fátima, junto ao posto de turismo (nos dias 11 e 12).

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais