3 Mai, 2019

Nova bolsa de 10 mil euros para projetos na área das doenças oncológicas, crónicas e debilitantes

Candidaturas já estão abertas. A biofarmacêutica Celgene lança a Bolsa Celgene 2019, que tem como objetivo apoiar o financiamento de projetos que apresentem soluções inovadoras.

Esta iniciativa tem como objetivo apoiar o financiamento de projetos que apresentem soluções inovadoras para as necessidades não-clínicas dos doentes e dos seus cuidadores e novas formas de aproximar os doentes para uma melhor gestão da sua doença, de forma a incrementar a qualidade de vida.

Este projeto pretende dinamizar e contribuir para o surgimento de novas ideias na disponibilização e prestação de cuidados de saúde cada vez mais centrados nas necessidades dos doentes e seus cuidadores. A Bolsa Celgene 2019 está integrada no Change Makers&Patient Partners, o programa internacional de responsabilidade social da companhia, que já atribuiu uma bolsa e um prémio desde 2017, no valor conjunto de 15 mil euros.

Leal da Costa, hematologista do IPO Lisboa, refere que “os dados mais recentes apontam para que um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres no mundo venham a desenvolver algum tipo de cancro ao longo da sua vida. Já é claro para a ciência que, numa grande parte dos casos, há um número variável de fatores que pode contribuir para o aparecimento de uma neoplasia: alimentação, tabaco, estilos de vida menos saudáveis. No entanto, é também importante olharmos com uma perspetiva positiva a oncologia. Os avanços dos últimos anos têm sido formidáveis e há já muitas histórias de sucesso, na gestão da doença, na cura, no aumento da esperança de vida e qualidade de vida dos doentes.  Nas doenças malignas do sangue e dos gânglios têm-se registado os maiores progressos em termos de sobrevivência e de qualidade de vida, um novo contexto que traz mais desafios na informação e integração do doente e dos seus familiares e cuidadores.

É por isso que projetos como a Bolsa Celgene são muito importantes para o desenvolvimento de novas iniciativas adaptadas a esta nova realidade em que vivemos.”

Os novos projetos devem possibilitar um maior entendimento do ambiente social e cultural das pessoas envolvidas com a doença, da experiência de vida, crenças, expectativas, atitude perante a doença, incapacidade e perda de autonomia. Todas estas dimensões têm influência na forma como a pessoa e o cuidador percecionam e aceitam a doença e aderem às estratégias de intervenção terapêutica.

Em 2018, foram submetidas 35 candidaturas com novos projetos e o prémio vencedor foi atribuído ao projeto “iGestSaúde”.

Este ano, as candidaturas devem ser submetidas até 15 de junho e dirigem-se a instituições portuguesas sem fins lucrativos como associações de doentes, sociedades científicas e profissionais e outras entidades coletivas. A candidatura é efetuada mediante o envio do formulário de candidatura à Bolsa Celgene 2019, através do endereço eletrónico premiocelgene.centradonapessoa@gmail.com.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais