18 Abr, 2019

Cancro da mama: análises permitem perceber se quimioterapia vai ser eficaz

Uma equipa de investigadores portugueses descobriu uma forma de perceber, através de uma simples análise ao sangue, se vale a pena sujeitar um paciente com cancro da mama a quimioterapia - um tratamento agressivo e que, em muitos casos, é feito em vão.

A descoberta de uma equipa de investigadores portugueses pode ser um passo importante para que, dentro de pouco tempo, milhares de mulheres evitem um tratamento de quimioterapia ineficaz e que acaba por provocar mal-estar e queda de cabelo, entre outro efeitos.

Um trabalho desenvolvido pela equipa de Guadalupe Cabral, bióloga e investigadora do Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC), da Nova Medical School, conseguiu detetar se o doente vai ter uma boa ou má resposta à quimioterapia que é realizada antes da cirurgia, chamada quimioterapia neoadjuvante.

Os investigadores descobriram uma relação entre um marcador de um determinado tipo de células e a eficácia do tratamento. “O que nós encontrámos foram umas células que se chamam linfócitos T citotóxicos a expressar uma molécula, que se chama HLA-DR, que é no fundo o marcador do estado de ativação destas células. A combinação destas células a apresentar esta molécula na sua superfície faz que sejam capazes de contribuir juntamente com a quimioterapia para eliminar o tumor”, explica Guadalupe Cabral, em declarações ao Diário de Notícias.

Ou seja, se aquela molécula estiver presente, os linfócitos ganham capacidade de eliminarem as células tumorais, o que permite aos médicos optar pela quimioterapia sabendo que esta vai ser eficaz. As conclusões desta investigação ainda são preliminares mas a descoberta pode ser um avanço importante para evitar que milhares de mulheres tenham de fazer quimioterapia durante seis meses ( este tratamento pode causar vómitos, mal-estar, queda de cabelo, enfraquecimento do sistema imunitário)

A equipa de investigadores – de que fazem parte também a médica oncologista Sofia Braga, as estudantes de doutoramento Diana Saraiva e Ana Teresa Matias, e o investigador António Jacinto – realizaram uma análise ao sangue dos pacientes antes do começo da quimioterapia. Depois, quando os doente foram operados, a equipa avaliou o estado dos tumores. “Conseguimos assim separar os bons respondedores dos maus respondedores ao tratamento e relacionar com as nossas amostras iniciais”, explica Guadalupe Cabral.

Os investigadores garantem que a correlação entre as células e a eficácia da quimioterapia é visível não só através da biópsia e da análise do tumor mas também através de um simples amostra de sangue, o que torna o procedimento mais acessível e menos invasivo. A primeira fase do estudo envolveu 30 doentes mas, na segunda fase, a amostra aumentou para 60 doentes, de modo a validar os resultados iniciais. A acontecer, esta descoberta pode mesmo ser incluida nas orientações da prática clínica na área do cancro da mama (uma doença que regista seis mil novos casos anuais em Portugal).

Tiago Caeiro

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais