Em março assinala-se o Mês Europeu da Luta Contra o Cancro do Intestino (EECAM) e a Digestive Cancers Europe, representada em Portugal pela Europacolon Portugal, lançou, no Parlamento Europeu, uma campanha de sensibilização para a doença onde é promovido o rastreio para a deteção precoce deste tipo de cancro.

Os doentes que são detetados num estádio precoce (I) têm uma taxa de sobrevivência que ronda os 90%, comparativamente aos doentes que são diagnosticados num estádio mais avançado (IV) para os quais a taxa de sobrevivência é de apenas 10%.

Segundo um White Paper divulgado em Bruxelas, apesar do compromisso em 2003, a nível Europeu, de todos os Ministros de Saúde organizarem um programa de rastreio ao cancro do intestino dirigido a todos os cidadãos entre os 50 e os 74 anos (a população considerada como maior grupo de risco), apenas três Estados-Membros o colocaram em vigor (França, Irlanda e Eslovénia).

O mesmo documento revela que na Holanda, Eslovénia e País Basco conseguiu-se um aumento da deteção precoce de 15% a 48% da população com mais de 55 anos.

Em Portugal todos os anos o cancro do intestino afeta mortalmente 11 pessoas por dia. A cada ano, surgem cerca de 7.500 novos casos e morrem mais de 4.000 pessoas, apresentando-se, atualmente, como a segunda causa de morte por cancro.

A Europacolon alerta que “os números são preocupantes e são necessárias ações efetivas para os travar, sendo que existem mais de 80 mil doentes ativos e 50% da população desconhece os sintomas desta patologia.” – afirma o Eng. Vítor Neves, Presidente da Europacolon em Portugal.

Com o objetivo de alertar a população portuguesa para o risco da doença, a Europacolon, com o apoio da farmacêutica Merck, lançou em Portugal uma campanha de sensibilização sob o mote «Cuidar de Si é Cuidar de Quem Ama e bastam 10 segundos». Este mote da campanha levada a cabo a nível internacional, intitulada por «MyBest10Seconds», tem como objetivo alertar para o tempo necessário para se salvar uma vida, através da deteção precoce pelo rastreio.

A campanha com várias iniciativas de sensibilização a decorrer por todo o país tem como objetivo chamar a atenção para o número de mortes diárias que existem em Portugal vítimas de cancro do intestino. É dirigida essencialmente a uma população entre os 50 e os 74 anos, considerada como o maior grupo de risco para este tipo de cancro.

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