22 Fev, 2019

Especialistas internacionais formam mais de 500 estudantes de medicina em Coimbra

Vários especialistas de renome internacional participam no oitavo Congresso Médico-Científico "In4Med" de Coimbra, que começou na quinta-feira e se estende até domingo.

Organizado por estudantes do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra, a iniciativa, no Convento São Francisco, reúne cerca de 500 estudantes de medicina, muitos deles estrangeiros, dividindo-se em três painéis: traumatologia, transição e medicina do desporto e reabilitação.

“Este congresso tem como principal objetivo dar a oportunidade a estudantes de medicina e de outras áreas médico-científicas de conhecer e contactar com áreas e temas menos abordados ao longo do percurso académico, apresentando-se como um complemento à formação”, disse hoje à agência Lusa a coordenadora Sofia Reimão.

A estudante do 4.º ano do Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra salientou o aumento da dimensão do congresso, que, nas edições anteriores, “esgotavam as vagas em oito minutos”, deixando centenas de estudantes de fora.

“O tema deste congresso tem a ver com o que queremos demonstrar este ano: a mudança – com o grande salto que demos”, sublinhou Sofia Reimão, acrescentando que o lema é “desafiar a norma, ousar transformar”.

Esta edição será marcada pela presença pela contribuição de Ada E. Yonath e Leland Hartwell, vencedores dos prémios Nobel da Química, em 2009, e de Fisiologia ou Medicina, em 2001.

Participam também Nick Littlehales, treinador de hábitos do sono de atletas de elite como Cristiano Ronaldo, Aubrey de Grey, especialista no envelhecimento, e Youri Yordanov, médico especialista em Emergência Médica.

Os especialistas portugueses Luís Cabral, Susana Renca, Helena Ganhão e Paulo Beckert vão ser também oradores no congresso “In4Med”, que nesta edição introduz, pela primeira vez, um debate subordinado ao tema do impacto da evolução tecnológica na medicina.

Além das 56 sessões práticas à disposição dos participantes, está também associada ao “In4Med” a atividade “Ready. Set. Go!”, um conjunto de pré-cursos com grande aplicabilidade prática, representando uma oportunidade extracurricular para que os estudantes possam desenvolver a suas capacidades com recurso à simulação.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais