11 Fev, 2019

Candidaturas para bolsa na área do linfoma de células B abertas até 15 de março

Estão abertas as candidaturas à “Bolsa Neoplasias B Células Maduras”. A bolsa tem o montante de 15 mil euros.

A bolsa é uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com apoio da biofarmacêutica Gilead Sciences.

O prazo para entrega das candidaturas estende-se até 15 de março de 2019 e o projeto a apoiar deve ter como duração máximo um ano. Esta bolsa dirige-se a investigadores nacionais ou estrangeiros que se encontrem a desenvolver projetos em instituições portuguesas. Serão aceites projetos nas áreas do tratamento, diagnóstico, epidemiologia, qualidade de vida dos doentes e impacto a nível sociológico, sendo valorizados projetos de carácter interdisciplinar e de colaboração entre instituições.

“O apoio à investigação científica é um pilar do nosso trabalho e é por isso que desde 2003 atribuímos bolsas de investigação no âmbito das doenças hemato-oncológicas malignas”, explica Manuel Abecasis, presidente da APCL. Até à data, a associação já atribuiu um total superior a 450 mil euros em bolsas de investigação.

“É com enorme satisfação que em parceria com a APCL e apoio da Gilead a SPH se junta à importante missão de fomentar a investigação científica, reconhecendo, assim, a importância dos contributos que a investigação traz ao futuro da oncologia”, refere Maria Aida de Sousa, presidente da SPH.

“Esta bolsa de investigação enquadra-se na política de responsabilidade social da Gilead, sendo por isso um privilégio podermos contribuir para a geração de valor no domínio da investigação científica na área das doenças hemato-oncologicas” refere Vítor Papão, Diretor Geral da Gilead Sciences Portugal.

Os projetos submetidos serão avaliados por um júri independente, composto por Mário Mariz, diretor do serviço de hemato-oncologia do IPO do Porto, João Raposo, diretor do serviço de hematologia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte e Maria Gomes da Silva, professora de hematologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e diretora do serviço de hematologia clínica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

As candidaturas podem ser enviadas para o email bolsas@apcl.pt e o regulamento deve ser consultado no site da APCL.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais