8 Fev, 2019

Novo dispositivo de controlo de medicamentos na UE já está em vigor

Os novos dispositivos de segurança para medicamentos sujeitos a receita médica vendidos na União Europeia (UE) entraram em vigor no sábado, com o objetivo de combater a falsificação e garantir a qualidade dos produtos.

A partir deste sábado, a indústria terá de apor um código de barras 2-D e um dispositivo de prevenção de adulterações na caixa dos medicamentos sujeitos a receita médica.

As farmácias, incluindo as farmácias em linha, e os hospitais terão de verificar a autenticidade dos medicamentos antes de os darem aos doentes.

Trata-se da última etapa da aplicação da Diretiva Medicamentos Falsificados, adotada em 2011, com o objetivo de garantir a segurança e a qualidade dos medicamentos vendidos na UE.

“Cada farmácia ou hospital da UE terá de dispor de um sistema que torne a deteção dos medicamentos falsificados mais fácil e mais eficiente”, disse, em comunicado, o comissário europeu para a saúde, Vytenis Andriukaitis.

Os medicamentos produzidos até 09 de fevereiro de 2019, sem dispositivos de segurança podem permanecer no mercado até ao termo do seu prazo de validade.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais