7 Fev, 2019

José de Mello e Luz Saúde rompem com a ADSE

Depois de meses de ameaças, os privados decidiram sair da ADSE a partir de Abril. Medida pode afetar mais de um milhão de beneficiários.

Depois de meses de tensão, com ameaças de anulação das convenções e acusações de parte a parte entre privados e a ADSE, os dois maiores grupos privados decidiram agora romper mesmo com o subsistema de saúde dos funcionários públicos. A decisão terá efeitos a partir de abril, segunda escreve o jornal Expresso.

O pedido da ADSE para que prestadores de saúde privados devolvam 38 milhões de euros, alegadamente por excessos de faturação ocorridos em 2015 e 2016, terá sido a gota de água que precipitou a decisão. Todas as cirurgias e consultas já programadas, bem como os tratamentos em curso, serão cobrados de acordo com as regras atuais, mesmo que sejam efetuados depois de abril. A partir desse mês, consultas e cirurgias feitas nas unidades de saúde geridas pelos grupos José de Mello e Luz Saúde terão de ser ser suportados a 100% pelos utentes.

Lusíadas, Trofa e Hospitais Privados do Algarve deverão também abandonar a ADSE. Com esta rutura conjunta de cinco grupos privados (que representam mais de 60% da faturação da ADSE), podem vir a ser afetados mais de 1,2 milhões de beneficiários da ADSE.

Na base da decisão dos privados estarão os 38,8 milhões de euros que o governo entende que foram cobrados a mais em 2015 e 2016. Segundo regras instituídas em 2014, o estado pode exigir aos privados a devolução do valor que estes receberam por próteses e medicamentos sempre que excedem em 10% os valores médios praticados pelos prestadores congéneres.

Em dezembro, quando exigiu a restituição, o conselho diretivo da ADSE dava conta de alguns exemplos de “desvios significativos”, incluindo uma injeção de um medicamento oncológico que oscilavam entre os 900 euros e os 2200 euros, consoante o prestador. A diferença de preços ocorre nos casos em que a tabela da ADSE não fixa os valores máximos. Quando o preço está inflacionado, ou seja quando ultrapassa em mais de 10% a média, o estado pode ser ressarcido. Foi esta regra que os privados nunca aceitaram.

Na altura, o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, insurgiu-se contra a medida. “É inaceitável, é uma quebra de confiança. Quando se presta um serviço, as partes têm de saber valor em causa, o valor não pode ser apurado três anos depois. “, disse Óscar Gaspar.

ADSE desconhece decisão

 

ADSE negou ontem, em comunicado, ter recebido “formalmente, de qualquer destes grupos, a comunicação da denúncia ou resolução das convenções em vigor”, sublinhando que “existem prazos contratuais que constam das convenções que têm de ser cumpridos quando se procede à denúncia de uma convenção”.

A ADSE garante que “está atenta aos acontecimentos e face ao crescimento significativo da oferta privada de cuidados de saúde em Portugal irá fazer novas convenções com outros prestadores se se vier a concretizar esta ameaça”, esclareceu, assegurando que “acautelará todas as situações de beneficiários que se encontram em tratamento, ou com atos médico ou cirúrgicos já agendados nestes prestadores”.

Tiago Caeiro

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais