18 Dez, 2018

Ordem dos Nutricionistas diz que número de profissionais na Madeira é insuficiente

A Região Autónoma da Madeira dispõe de cerca de 100 nutricionistas, mas a presidente da Ordem, Alexandra Bento, considerou hoje que o número é insuficiente face à dimensão dos problemas de saúde relacionados com a má alimentação.

“Qualquer bastonário olha o número dos seus profissionais e para a dimensão dos problemas e apela à presença de mais profissionais. Aqui, a Ordem dos Nutricionistas faz exatamente o mesmo e com muita propriedade naquilo que diz”, afirmou Alexandra Bento, após uma reunião com o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, no Funchal.

Dos cerca de 100 nutricionistas que exercem atividade no arquipélago da Madeira, 25% estão afetos aos serviços públicos, nomeadamente hospitais, centros de saúde e ainda na Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a única da região que dispõe de um nutricionista.

“Olhando para o cenário da doença no nosso país, o que vemos é o pesar da doença crónica – diabetes, obesidade, hipertensão e doença cardiovascular – e tudo isto relacionado com maus hábitos alimentares”, afirmou Alexandra Bento, que se encontra na Madeira em visita de trabalho até esta quarta-feira.

Segundo disse, os maus hábitos alimentares têm de ser alterados e o nutricionista é o profissional de saúde certo para auxiliar nesse objetivo.

“Temos grande preocupação em termos do número de nutricionistas nos serviços de saúde [da região autónoma] e esperamos que já no ano de 2019 haja abertura para estágios de especialidade no ramo da nutrição”, disse, vincando que a Ordem defende uma “maior força” para o programa regional para a promoção da alimentação.

Alexandra Bento também pretende ver concretizada no próximo ano a criação do Serviço de Nutrição na Madeira.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais