Estas histórias positivas já estão disponíveis no canal de Youtube com o mesmo nome. O primeiro episódio vai ser protagonizado por Joana Rosas Vieira, que conta a sua história além da Esclerose Múltipla, falando de si como Mãe, Filha e Esposa, papéis que concilia com uma profissão ativa num laboratório de análises clínicas e, agora, com o projeto “A vida EM mim”, um blog onde escreve sobre o seu dia-a-dia (www.avidaemmim.pt).

A Esclerose Múltipla, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, afeta cerca de 2.5 milhões de pessoas em todo o mundo, estimando-se que em Portugal existam 8.000 pessoas com a doença. O diagnóstico surge normalmente entre os 20 e 40 anos, afetando principalmente as mulheres. A campanha alÉM das Histórias quer mostrar os rostos dos doentes, que contam as suas histórias, e assim, ajudam a mudar a vida de outros doentes.

 

 

A Merck, juntamente com as associações de doentes, celebra ainda este dia com a disponibilização de um website totalmente dedicado à Esclerose Múltipla (EM). Neste espaço, todos os interessados no tema, e especialmente as pessoas que lidam diariamente com a EM, podem encontrar informação útil que pretende responder às principais dúvidas, desde o diagnóstico, até ao momento em que viver e conviver com a doença faz parte da rotina. Um espaço em que a construção dos conteúdos tem a colaboração de vários profissionais de saúde dedicados à área da EM. Para aceder basta ir a www.esclerosemultipla.info.

“É fundamental que os doentes com Esclerose Múltipla tenham conhecimento de histórias que os façam acreditar que o diagnóstico não é o fim. Os doentes que dão vida a esta campanha são verdadeiros exemplos de superação e acredito que esta mensagem é o caminho, pelo menos é esse o trabalho e esforço que fazemos diariamente na ANEM”, afirma Lurdes Silva– Representante da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM).

Já Susana Protásio, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) indica que “é necessário encontrar novas formas de chegar aos doentes, com a informação que realmente lhes é útil.”

“A campanha alÉM das Histórias conta com a apoio da Merck por acreditarmos que pode ter realmente um efeito positivo na vida dos doentes com Esclerose Múltipla. Existem atualmente tratamentos que permitem ao doente controlar a doença e ter mais autonomia no seu dia-a-dia e que até os faça esquecer por alguns momentos que têm EM. Acreditamos que com esta forte aposta nos canais digitais como o Website e o Youtube, vamos chegar a mais doentes com um importante suporte para uma vida melhor, principalmente os jovens uma vez que o diagnóstico surge muitas vezes numa fase anterior aos 30 anos”. Afirma Pedro Moura – Managing Director da Merck S.A. Portugal.

Comunicado

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