6 Nov, 2018

Alzheimer Portugal organiza conferência sobre demências em Portugal

Nos próximos dias 22 e 23 de novembro, decorre a conferência «Uma Visão Holística sobre as Demências», na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com a organização da Associação Alzheimer Portugal

“Com esta iniciativa, pretendemos promover o debate sobre o que tem sido feito ao nível da investigação e da intervenção clínica, quais as perspetivas futuras a respeito dos avanços no diagnóstico e ensaios em curso, bem como sobre a importância de envolver o cidadão e as pessoas com demência em projetos de investigação”, afirma Rosário Zincke dos Reis, da Direção da Alzheimer Portugal, citada em comunicado.

A Lei do Maior Acompanhado será também objeto de debate em painel multidisciplinar, que contará com a participação de um Psiquiatra, de uma Magistrada do Ministério Público, de uma Professora de Direito e  de uma Cuidadora, cabendo a moderação a Paula Guimarães, Jurista e membro da Comissão Científica da Alzheimer Portugal.

José Carreira, Presidente da Alzheimer Portugal, refere também que “um dos focos desta conferência comemorativa dos 30 Anos da Associação será a análise das atuais políticas que visam assegurar os direitos das pessoas com demência e seus cuidadores e, por sua vez, eliminar o estigma ainda bastante enraizado na sociedade portuguesa”.

Ao longo de dois dias, vão realizar-se diversas sessões plenárias, palestras, workshops, entre outras atividades, que vão contar com a presença de ilustres personalidades do panorama nacional e internacional, tais como Francisca Van Dunem, Ministra da Justiça, António Leuschner, Coordenador do Plano Nacional de Saúde para as Demências e Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, e Helen Rocheford Brennan, Presidente do Grupo de Trabalho de Pessoas com Demência da Alzheimer Europe.

O Prof. Doutor Carlos Garcia, fundador da Alzheimer Portugal, será homenageado durante a cerimónia de abertura desta conferência. Para Manuela Morais, Vice-Presidente da Associação, “seria impossível não assinalar este marco da Alzheimer Portugal sem destacar o esforço e dedicação de quem começou todo o percurso da Associação para alcançar uma sociedade que, verdadeiramente, integre as pessoas com demência e reconheça os seus direitos, sem esquecer os seus cuidadores, familiares e amigos”.

Durante a iniciativa, será entregue o Prémio de Melhor Poster a um dos participantes que tenham submetido o seu resumo no site da Alzheimer Portugal. O prémio consiste na oferta de uma inscrição para a 29ª Conferência da Alzheimer Europe, que se realiza em 2019.

Para consultar o programa completo da Conferência «Uma Visão Holística Sobre as Demências» e inscrever-se, aceda ao site da Alzheimer Portugal.

COMUNICADO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais