11 Out, 2018

Vacina para a meningite B pode passar a ser gratuita

Direção Geral de Saúde vai decidir ainda este ano se integra vacina, que atualmente tem um custo de 100 euros por unidade, no Plano Nacional de Vacinação.

A vacina contra a estirpe B da meningite deverá ser incluída em breve no Programa Nacional de Vacinação (PNV), segundo adiantou a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, ao Jornal de Notícias. A decisão está a ser estudada pela Comissão Técnica de Vacinação (CTV).

Esta vacina, comercializada com o nome Bexsero, é, ainda assim, muito procurada pelo pais, uma vez que a sua administração é fortemente recomendada pelos pediatras. Só entre janeiro e agosto deste ano foram vendidas mais de 132 mil doses. A vacina, a única vendida em Portugal para a meningite B, deve ser dada aos bebés em três tomas (aos três e aos cinco meses e depois de a criança completar um ano de idade) e tem um custo, por unidade, que ronda os 100 euros.

A CTV, constituída por especialistas em pediatria, epidemiologia e infeciologia (entre outros), vai reunir-se novamente ainda este ano para decidir se a vacina passará ou não a ser gratuita. “A CTV está a avaliar e a equacionar se é uma mais valia para toda a população”, disse Graça Freitas ao JN, acrescentando que “a vacina é ótima e dá proteção às crianças”.

À CTV cabe agora emitir um parecer científico sobre o impacto da vacinação na população. É a partir deste documento que a DGS vai depois decidir se integra, ou não, a vacina no PNV.

Saúde Online

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais