A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) anuncia a abertura das candidaturas ao Prémio Nacional de Oncologia da LPCC – Artur Santos Silva.

O Prémio Artur Santos Silva tem como propósito reconhecer pessoas cujo contributo no campo da medicina, investigação ou ação social, tenham tido um impacto significativo na área da oncologia.

Até ao dia 19 de outubro, todos os proponentes podem submeter a candidatura através do formulário no site da LPCC. As propostas serão avaliadas por um júri presidido pelo Presidente da LPCC e composto por sete elementos com experiência comprovada na área oncológica. O vencedor do Prémio Artur Santos Silva será divulgado no dia 9 de Novembro de 2018, no âmbito do 3º Congresso Nacional de Prevenção Oncológica e Direitos dos Doentes da LPCC, que irá decorrer no Porto.

O prémio detém o nome de Artur Santos Silva, que foi presidente da mesa da Assembleia Geral da LPCC entre Janeiro de 2010 e Abril de 2012, personalidade cujo curriculum é demonstrativo da sua dedicação e atividade na procura ativa e consequente de apoios ao sector terciário.

Artur Eduardo Brochado dos Santos Silva nasceu a 22 de Maio de 1941, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e, em 1985, frequentou o Stanford Executive Program na Stanford University (EUA).

Iniciou a sua carreira na banca em 1968, como diretor do Banco Português do Atlântico e em 1981 fundou o Banco BPI, presidindo ao seu Conselho de Administração a partir de 2004.

Foi membro do Conselho de Administração da Fundação de Serralves e exerceu o cargo de Presidente do Conselho Administrativo da Porto – Capital Europeia da Cultura 2001. É presidente do Conselho Fiscal da Fundação Mário Soares, do Conselho Fiscal do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende e do Conselho de Fundadores da Casa da Música. É membro do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, do Conselho Geral da Fundação Gomes Teixeira (U.Porto), do Conselho Consultivo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e integra o Conselho Geral da Porto Business School (PBS).

Foi agraciado por diversos governos de diferentes países, destacando-se a Ordem de Mérito Nacional da República Francesa; a Ordem de Mérito Civil da República Portuguesa; a Ordem de Mérito Civil pelo Reino de Espanha; a Grande Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pela República Portuguesa e a Ordem de Cavaleiro da Legião de Honra pela República Francesa e ainda com a Medalha de Honra da Cidade do Porto.

A Universidade do Porto distinguiu-o com o título de doutor honoris causa a 30 de novembro de 2010, por proposta da Faculdade de Belas Artes.

Para mais informações, consulte: www.ligacontracancro.pt

Os regulamentos das Bolsas estão disponíveis em: www.ligacontracancro.pt

COMUNICADO