8 Out, 2018

ARS-Norte estabelece protocolo com novo Centro de Medicina P5

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, participa preside esta manhã  à cerimónia de assinatura de um protocolo entre a ARS-Norte e o novo Centro de Medicina P5, dirigido pelo professor catedrático Nuno Sousa

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, participa preside esta manhã  à cerimónia de assinatura de um protocolo entre a ARS-Norte e o novo Centro de Medicina P5, dirigido pelo professor catedrático Nuno Sousa. A iniciativa, integra-se no programa de comemoração do 18º aniversário da Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM).

A assinatura do protocolo, pelo coordenador do P5 e pelo presidente da ARS-Norte, Pimenta Marinho, marca o início de um projeto inovador em que os cuidados de saúde secundários vão ser o foco da atividade. Este projeto contará com uma forte componente tecnológica, promovendo diagnósticos mais rápidos, um acompanhamento digital mais eficiente e criando espaço para uma melhor gestão individual da saúde.

A sessão solene conta ainda com os discursos do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do presidente da EMUM, Nuno Sousa, e do secretário de Estado adjunto Fernando Araújo, entre outros. Está também prevista a entrega dos diplomas aos alunos graduados do último ano letivo e dos prémios anuais a investigadores, docentes e estudantes que se tenham destacado pelo seu trabalho, empenho e competência. De tarde há atividades de promoção do bem-estar físico e mental para todos os gostos, incluindo aulas de fitness e uma orquestra comunitária, que vai juntar alunos, professores, investigadores e funcionários num concerto de encerramento.

A EMUM, que até outubro de 2016 se designava Escola de Ciências da Saúde, é das mais recentes da UMinho e uma referência na área. Ao longo dos seus 18 anos destaca-se a qualidade e diversidade dos programas académicos, como a parceria com as universidades de Columbia e Thomas Jefferson (EUA); a afirmação da investigação através do laboratório associado ICVS/3B’s, avaliado com “Excelente” e tendo vários projetos com fundos europeus; o impacto do Centro Clínico Académico, que realiza um terço dos ensaios clínicos em Portugal; a criação do Biotério; o certificado mundial “Aspire” pelo ensino de excelência e pelo envolvimento dos alunos; e o primeiro lugar nacional desde 2008 (ano dos primeiros graduados) nos exames de seriação para a especialidade médica. O site oficial é www.med.uminho.pt.

Fonte: Comunicado de imprensa

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais