24 Set, 2018

Metade dos casos de cancro de tiroide continuam por diagnosticar

Na sua generalidade, as doenças da tiroide afetam mais de um milhão portugueses e 300 milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo mulheres.

Hoje assinala-se o Dia da Sensibilização para o Cancro da Tiroide, uma doença silenciosa que conta, anualmente, com 500 novos casos e vitima mortalmente 50 pessoas. A patologia da tiroide é muito frequente e, embora exista um grande desconhecimento das doenças associadas a esta glândula, bem como da forma como se manifestam, estima-se que uma em cada dez pessoas sofra de problemas de tiroide.

Aumento de peso, depressão, falta de concentração, falta de motivação, dificuldades para engravidar ou obstipação são sinais e sintomas de disfunções da tiroide, mas que facilmente são confundidos com outras doenças e mais de 30% dos portugueses desconhecem os seus sintomas.

Celeste Campinho, presidente da ADTI, refere que “existindo uma prevalência de nódulos da tiroide na população geral, é crucial a deteção precoce desta patologia e realizar campanhas para esclarecer e informar, sobretudo as mulheres que apresentam 4-7 vezes mais alterações na tiroide do que os homens”.

As mulheres são as mais atingidas, particularmente entre os 20 e os 40. Contudo, a partir dos 50 anos pode existir uma tendência para surgirem os problemas, existindo fases em que estão mais suscetíveis a esta doença, por exemplo, durante a gravidez.

“As doenças da tiroide têm tratamento. Contudo, quando não existe um diagnóstico precoce podem existir graves consequências, afetando o funcionamento dos outros órgãos e sistemas” refere Celeste Campinho, presidente da ADTI, alertando que “o cancro da tiroide tem habitualmente bom prognóstico, desde que diagnosticado atempadamente”.

Números da doença:

  • As mulheres apresentam 4-7 vezes mais alterações na tiroide do que os homens;
  • O hipotiroidismo afeta até 10 vezes mais mulheres do que homens;
  • Estima-se que cerca de 5% das mulheres grávidas desenvolvem hipotiroidismo;
  • Entre 160-175 milhões de mulheres no mundo vivem com algum tipo de doença da tiroide, mas estima-se que cerca de 50% estejam por diagnosticar;
  • As doenças da tiroide atingem, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas;
  • As doenças da tiroide são patologias muito frequentes que afetam sobretudo mulheres e cujos principais distúrbios são o hipotiroidismo e o hipertiroidismo;
  • As mulheres são as principais afetadas por esta doença, no entanto os homens também são afetados por distúrbios da tiroide;
  • O hipotiroidismo é a doença da tiroide mais frequentemente encontrada;
  • Em Portugal estima-se em cerca de 10% a incidência das doenças tiroideias, o que significa cerca de um milhão de doentes, estando grande parte delas por diagnosticar;
  • Em Portugal estima-se que uma em cada dez pessoas sofra de problemas de tiroide.

 

COMUNICADO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais