20 Set, 2018

Médicos de países lusófonos debatem globalização a partir de hoje em Maputo

Os médicos de países lusófonos reúnem-se hoje e sexta-feira em Maputo, capital de Moçambique, para estudar formas integradas de melhorar o trabalho no setor.

“Queremos contribuir para o desenvolvimento dos cuidados de saúde, através de estratégias e esforços integrados, em que os diversos parceiros se podem envolver de forma crítica e construtiva”, refere António Zacarias, bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique, anfitrião do IX Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP).

O encontro será simultaneamente o II Congresso da Ordem dos Médicos de Moçambique e contará com a presença de representantes do Brasil, Portugal, Moçambique, Macau, Timor Leste, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Subordinado ao tema “Desafios Profissionais para a Medicina na era da globalização”, o encontro prevê comunicações sobre gestão de recursos humanos, peso das doenças crónicas e peso das doenças negligenciadas na atividade do setor.

O financiamento e sustentabilidade dos sistemas de saúde, o papel da indústria farmacêutica e ainda o enquadramento da telemedicina e serviços de saúde à distância são outros dos temas no programa.

A capital moçambicana foi definida como sede do encontro da Comunidade Médica de Língua Portuguesa durante o último congresso realizado em maio de 2017, em Brasília.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais