19 Set, 2018

‘Saúde Mais Próxima’ promove rastreio e aconselhamento na área da neuropatia

Unidades móveis de saúde da Saúde Mais Próxima estarão presentes em 5 bairros municipais e históricos de Lisboa, de 18 a 21 e 24 a 26 de setembro das 9h00 às 18h00.

A neuropatia é a mais recente área de intervenção do programa Saúde Mais Próxima que, desde 2012, já desenvolveu campanhas de rastreio nas áreas das doenças respiratórias, obesidade, doenças cardiovasculares, osteoporose, cancro da pele e Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras. É desta forma que a Saúde Mais Próxima se associa à campanha global “Escute o seu corpo”, a qual conta com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. Com vista a identificar e reencaminhar possíveis casos de neuropatia, a campanha arrancou esta terça-feira, dia 18, em Alcântara, e decorrerá até dia 21, retomando de 24 a 26 de setembro.

Os profissionais de saúde envolvidos neste projeto de saúde de proximidade levam a cabo um check-up geral, através do qual é realizada a avaliação do pé e de aspetos como a glicemia, tensão arterial, índice de massa corporal (IMC) e outros fatores que permitam calcular o risco de neuropatia.

Como explica Jorge Brandão, médico de medicina geral e familiar e Vice-presidente da APMGF, “a Neuropatia corresponde a um quadro de lesões nos nervos motores, sensoriais e/ou autónomos que afetam diferentes fibras nervosas. Ocorre quando há lesão no sistema nervoso periférico, como nos nervos dos braços e das pernas, o que conduz a um quadro sintomático desconfortável e perturbador da qualidade de vida dos doentes”.

A Neuropatia é uma doença cuja prevalência aponta para cerca de 8% da população em geral, mas a frequência pode ultrapassar os 50% em idosos, diabéticos e alcoólicos. “Sabe-se que 50% das pessoas podem estar em risco de desenvolver Neuropatia com o passar dos anos e 1 em cada 3 pessoas poderá evoluir para um quadro debilitante. É importante que as pessoas, em especial os grupos de risco, reconheçam os sintomas e procurem identifica-los junto do seu médico, de modo a travar ou controlar a doença”, esclarece Jorge Brandão.

Sobre o funcionamento da unidade de saúde, Noémia Silveiro, Diretor do Núcleo Saúde Mais Próxima esclarece que “atendendo às especificidades da neuropatia, sempre que se verifique a necessidade de uma maior intervenção médica é desenvolvido um parecer da equipa de profissionais de saúde da SCML, de modo a proceder ao reencaminhamento para as respetivas unidades de saúde. Mais do que avaliar a saúde de cada um, a Saúde mais Próxima aposta numa forte componente de apoio social, reencaminhando as pessoas para as várias unidades de saúde e fazendo o acompanhamento das mesmas, com o objetivo de garantir que é dada uma resposta”.

Calendário “Saúde mais Próxima” – 09h às 18h

Setembro

18 | JF Alcântara – Rua Leão Oliveira

19 | JF Benfica – Estrada de Benfica, junto à Igreja

20 |JF SANTA Maria Maior – Rua Senhora da Saúde, junto à Capela

21 | JF Marvila – Bairro das Amendoeiras (R. Luís Pacheco)

24 | JF Sta. Maria Maior – Largo S. Domingos, nº. 14

25 | JF Penha de França: Praça Paiva Couceiro

26 | JF S. Domingos de Benfica – Rua António Macedo, Bairro do Calhau

COMUNICADO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais