18 Set, 2018

Santa Maria com projeto de eficência energética para se transformar em “Hospital verde”

O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) vai avançar em janeiro com um projeto de eficiência energética para tornar o hospital de Santa Maria mais amigo do ambiente, concorrendo em 2021 à certificação internacional.

Atualmente o Hospital de Santa Maria (HSM), que tem uma área útil do edifício de 125.504 m2, atende por ano cerca de 1,2 milhões de utentes, possui mais de 6.000 colaboradores e gastou, em 2016, 23 GWh de energia elétrica e 1,8GWh de gás natural perfazendo, aproximadamente, 25 GWh. Estes valores, em termos anuais, traduzem-se em três milhões de euros em gastos com energia.

O projeto “Green Hospital” foi ontem apresentado em Lisboa numa conferência no hospital de Santa Maria, onde participou também o secretário de Estado do Ambiente que classificou a iniciativa como emblemática e “um incentivo” para outras entidades públicas.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do CHLN, Carlos das Neves Martins, o “Green Hospital” é um projeto ambicioso com um investimento estimado de 25 milhões com possibilidade de ter 70 por cento de financiamento comunitário. Numa primeira fase com um valor estimado de 15 milhões de euros, adiantou Carlos Martins, há a hipótese de financiamento a 95 por cento.

Carlos das Neves Martins adiantou que este é o maior edifício público nacional, um dos maiores hospitais do pais a dar o exemplo de um conjunto de políticas para melhor eficiência energética.

Em causa estão medidas como a eliminação do papel ou a substituição de janelas, de pavimentos e de paredes para atenuar o ruído ou ainda a colocação de painéis solares nas coberturas dos parques de estacionamento.

O projeto Santa Maria Green Hospital é constituído por 10 objetivos interligados que a administração gostaria de ver implementados nos próximos cinco anos, com o aproveitamento dos fundos do Portugal2020, bem como de outros instrumentos financeiros.

A transformação do HSM num hospital mais amigo do ambiente compreende projetos para a recuperação e alteração da tipologia técnica de equipamentos, visando a redução sustentável dos consumos de energia.

Estes projetos estão integrados na candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) já aprovada com um valor total de 15,87 milhões de euros.

No âmbito do cumprimento deste objetivo e nos termos da candidatura ao POSEUR, explicaram os responsáveis pelo projeto, encontram-se definidas sete ações (MM) a desenvolver, entre as quais a substituição das lâmpadas existentes por tecnologia LED para iluminação interior, de coletores solares térmicos para preaquecimento de água quente sanitária, de um sistema de módulos fotovoltaicos para autoconsumo, de um sistema centralizado de produção de fluido térmico, e substituição de caixilhos e estores exteriores.

O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) quer ainda ter uma frota amiga do ambiente (híbrida ou elétrica), repensar a recolha e produção de resíduos hospitalares, colocar pavimentos e revestimentos antimicrobianos e fazer um aproveitamento paisagístico de toda a área exterior do Hospital criando um jardim terapêutico, uma pista de manutenção e um “fitness park”.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais